Notícias de João Pessoa, paraíba, Brasil

Vereadores aprovam eleição antecipada da mesa diretora da Câmara

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

Os vereadores pessoenses aprovaram hoje de manhã o projeto de resolução que antecipa em um ano a eleição da mesa diretora da Casa. A matéria foi aprovada por 17 votos contra um, do vereador Geraldo Amorim (PDT), um ferrenho crítico da tese de reeleição e antecipação do pleito. Os vereadores Sandra Marrocos, Ubiratan Pereira e Fernando Milanez estavam ausentes e não participaram da votação.

De acordo com o regimento interno da Câmara, a eleição seria realizada em dezembro do ano que vem, mas, pela mudança aprovada hoje, o pleito será realizado no próximo dia 1º de dezembro, terça-feira.

Em entrevista concedida logo após a votação, o presidente da Casa, Durval Ferreira (PP), provável candidato à reeleição, definiu como "natural" o processo, que contou com o apoio da maioria dos parlamentares e adiantou que vai conversar com a atual mesa diretora para definir uma chapa para disputar o pleito de terça-feira.

Por outro lado, o vereador Geraldo Amorim classificou a votação como sendo "um golpe". Ele argumentou que a matéria foi incluída em um rol de projetos menores em dia atípico de votação.

O presidente da Casa, Durval Ferreira (PP), informou que os interessados em concorrer ao pleito devem formalizar a chapa e apresentar no Protocolo Geral da Câmara até as 18h desta terça-feira (23). “Qualquer vereador pode lançar uma chapa. Estamos entrando em entendimento para decidir que composição será apresentada”, declarou o presidente.

O vereador Benilton Lucena (PT) antecipou que irá concorrer ao cargo de primeiro-secretário e que é consenso entre a maioria dos vereadores a recondução de Durval à presidência. “Acredito que, mais uma vez, será lançada uma chapa única, já que a maioria apóia o atual presidente, Durval Ferreira, e a atual composição da mesa”, revelou.

Ele também elogiou a atuação de Durval como presidente: “Durval vem trabalhando com maestria na relação entre a Câmara e a comunidade, e principalmente entre o Legislativo e o Executivo. Quem ganha com essa harmonia é a cidade”, avaliou Benílton.

Quando questionado sobre o curto prazo para a apresentação de chapas, Benílton respondeu que “a discussão sobre a antecipação da mesa vem de muito tempo, portanto, não haverá nenhuma dificuldade”.

Tags

Leia tudo sobre o tema e siga

MAIS LIDAS

Arthur Urso leva “esposas” para passear sem roupa íntima na orla de João Pessoa

Professores da UFPB desistem de candidatura e apoiam Terezinha e Mônica

Anteriores

joaobenedito (1)

TJ aprova criação de mais sete vagas de desembargador na PB

emersonpanta

TCE imputa débito de R$ 2 milhões a Emerson Panta por contratação de advogados

17113967826601d7aec1edd_1711396782_3x2_lg

Moraes diz que não há evidências de que Bolsonaro buscou asilo na Embaixada da Hungria

daniellabsb (2)

Daniella Ribeiro será relatora do PL que reformula o Perse para turismo e eventos

cejuuscararuna (1)

Núcleo de Solução de Conflitos do TJ inaugura Centro em Araruna nesta quinta-feira

amiditce (2)

Amidi e TCE discutem mecanismos de transparência na publicidade institucional

society (1)

João Pessoa sediará Torneio de Futebol Society dos Corretores de Imóveis

leobandeira

TCE-PB dá 30 dias para prefeito concluir creche em Lucena

jacksonemarcos (1)

Presidente do PT da PB explica presença na PH: “O evento era do PSB, não do PP”

UFPB-entrada-683x388

UFPB terá urnas em todos os centros de ensino nesta quinta; veja locais