Vereadora campinense revela ato racista praticado por colega

A vereadora Jo Oliveira denunciou ontem (8), na tribuna da Câmara Municipal de Campina Grande, que foi alvo de racismo e injúria racial praticado por um colega parlamentar da Casa. Ela não informou o nome do vereador.

O ato ocorreu pouco antes de uma audiência pública realizada esta semana, na Câmara, para debater a cultura.

Logo após o término da sessão, um dos parlamentares foi questionado se ele iria ficar para participar da audiência pública, o vereador respondeu que “não ia participar da audiência dessa nêga”. A declaração, feita em um dos corredores da Câmara, foi ouvida por um assessor da vereadora.

A colocação, segundo Jo, foi feita de forma perjorativa. “Colocando a questão da minha raça”, disse.

 

Como a declaração foi feita a uma terceira pessoa, em um corredor, ela disse que, infelizmente, não tem como agir de forma jurídica contra a pessoa e que estava denunciando o caso na tribuna como forma pedagógica.

“Sempre que falamos em entrevistas, sobre o dia a dia aqui na Câmara, costumamos dizer que os embates de ideias existem mas que havia o respeito pessoal entre as partes, mas infelizmente ontem isso não aconteceu. E hoje ocupamos a tribuna da Câmara, até como forma pedagógica, para que a pessoa tenha a possibilidade de se corrigir… uma vez que o comentário foi feito nos corredores, a um terceiro, limitando as nossas possibilidades de responsabilizar isso juridicamente. Mas fizemos questão de colocar o assunto publicamente durante a sessão, pois não podemos admitir nenhum tipo de comentário racista!!”, disse ainda a parlamentar.

Comentários

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.