Vereador sugere criação de Mapa da Solidariedade para incentivo ao trabalho voluntário

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

Durante a sessão ordinária desta quinta-feira (7), da Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP), o vereador Renato Martins (Avante) sugeriu a criação do Mapa da Solidariedade, medida que tem como objetivo incentivar o trabalho voluntário na Capital, com a ajuda de políticas públicas e privadas. “A cultura da solidariedade é o que pode combater a cultura da violência”, defendeu o vereador.

“É uma ideia de arquitetura social. Do mesmo jeito que existem meliantes na cidade, pode acreditar que existem muito mais pessoas boas, que fazem solidariedade todos os dias, e elas são anônimas. A gente precisa ter uma política pública para estimular esse ato voluntarioso. A ideia é que a Prefeitura cadastre as pessoas que fazem o bem, criando um livro chamado Mapa da Solidariedade, dizendo as ações que essas pessoas fazem, para que se possa procurar a iniciativa privada a fim de vincular marcas às pessoas que praticam a solidariedade”, explicou.

O parlamentar acrescentou que a ideia ainda conta com a criação de um ‘Cartão da Solidariedade’, no qual os voluntários podem acumular horas de trabalho e trocar por benefícios. “Esse banco de dados poderia ser usado por essa pessoa, no futuro, em diversos benefícios que esta Casa e a iniciativa privada podem dar”, detalhou o vereador, sugerindo uma premiação no final do ano para as pessoas que mais fizeram trabalho voluntário.

“Passo um: fazer o Mapa da Solidariedade para que a Prefeitura descubra e cadastre todos que fazem ações voluntárias. Passo dois: criar o Mapa em um livro formal, digital e físico, e disponibilizá-lo para as empresas privadas para saber quais delas podem apoiar essas pessoas e potencializar essas ações voluntárias. Ao final de tudo, criar o Cartão da Solidariedade, para que essas pessoas possam dispor de benefícios e, no fim do ano, a Prefeitura daria um prêmio para aqueles que dedicaram mais horas, registradas no software do Mapa da Solidariedade. Assim sendo, entendemos que a cultura do voluntariado estaria na ordem do dia das políticas públicas de João Pessoa”, defendeu.

Os vereadores Marcos Henriques (PT) e Carlão (PL) se acostaram à sugestão de Renato Martins. “Essa proposta visa congregar uma corrente de pessoas para que dali saiam novas ações e ideias. As pessoas, despidas de recursos econômicos, que pensam apenas no seu próximo, precisam ser vistas, ouvidas e aproveitadas nas suas ideias. Parabéns pelo projeto, pelo tema. Sou um dos que se associa à Vossa Excelência nessa corrente do bem”, garantiu Marcos Henriques.

Tags

Leia tudo sobre o tema e siga

MAIS LIDAS

Luiz Couto divulga R$ 3 bilhões em emendas e garante ser candidato à reeleição

Operação do Gaeco prende defensor e assessor suspeitos de ameaçar testemunhas e destruir provas na Operação Integridade

PF monitorou encontro de prefeito eleito de Cabedelo e outros investigados em operação

Anteriores

ramoncosta

Cantor ridiculariza Coxixola e recebe repúdio da prefeitura e da Famup

Trauma de João Pessoa, jpeg

Acidente com caminhão de coleta de lixo deixa motorista ferido em Conde

obra pedreiro construcao civil FOTO Pixabay

Sine-PB oferta 620 vagas de emprego a partir desta segunda-feira

siria FOTO Pixabay

Após 13 anos de guerra civil, rebeldes derrubam regime de Bashar al-Assad na Síria

Marielle Franco

Caso Marielle: Ministério Público recorre para aumentar penas de Ronnie e Élcio

igreja FOTO Pixabay

Campina Grande celebra padroeira Nossa Senhora da Conceição com missas e procissão

iemanja-praça-joao-pessoa-imagem-restaurada

Festa de Iemanjá acontece neste domingo em João Pessoa, na Praia de Tambaú

estrada FOTO Pixabay

Motociclista morre em queda de moto próximo ao acesso ao aeroporto, em Bayeux

bicicleta FOTO Pixabay

Ciclista morre atropelado por carro na BR-230, em Sousa

mega sena FOTO rafa neddermeyer agencia brasil

Paraíba tem 28 apostas ganhadoras na Mega-Sena desse sábado