Notícias de João Pessoa, paraíba, Brasil

Vereador quer mais participação popular nas eleições de Conselhos Tutelares

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

Um projeto de lei de autoria do vereador Marcos Vinícius (PSDB) pretende alterar dispositivo da lei 11.407/08, que trata sobre a política municipal dos direitos da criança e do adolescente, visando facilitar e ampliar a participação da população nas eleições dos Conselhos Tutelares de João Pessoa.

Na prática, o projeto vai permitir que as pessoas que tenham participado apenas de uma "Conferência Municipal da Criança e do Adolescente", cumprindo todos os demais requisitos exigidos por lei, possam ter direito a concorrer a uma vaga de conselheiro tutelar. Atualmente, a legislação exige dos pretensos candidatos a conselheiro a participação em pelo menos duas ‘Conferências Municipais’.

“O projeto é de grande importância para a sociedade pessoense, visto que a redação da norma nos moldes atuais, exigindo a participação em duas "Conferências", é excessivamente restritiva e impede que inúmeras pessoas idôneas e com plena aptidão se candidatem e possam ser eleitas membros dos Conselhos Tutelares de João Pessoa”, justifica Marcos Vinícius.

O vereador Hervázio Bezerra (PSDB), líder da bancada de oposição na Casa, subscreve o projeto de lei de Marcos Vinícius, ressaltando que, com a aprovação do projeto, as pessoas que se encontram excluídas do processo eleitoral serão beneficiadas. “Elas poderão candidatar-se e dar suas contribuições para a cidade de João Pessoa, através dos Conselhos Tutelares”.

A iniciativa de Marcos Vinícius também foi elogiada pelo vereador Zezinho Botafogo (PSB), mas ressaltando que, para ser conselheiro tutelar, os candidatos têm que estar preparados e aptos a exercerem a função para o qual se dispõem. “As pessoas precisam ter uma qualificação mínima”, aponta Zezinho.

O projeto de lei em tramitação na Câmara visa alterar o dispositivo no inciso X do artigo 46 da lei 11.407/2008. “É bom ressaltar que estão sendo mantidos inalterados todos os demais requisitos constantes no artigo 46”, lembra Marcos Vinícius.

Conselho Tutelar – Atualmente, João Pessoa possui cinco Conselhos Tutelares. São eles: Conselho Tutelar Região Norte, instalado no Bairro dos Estados; Conselho Tutelar Região Sul, localizado no Centro da Capital; Conselho Tutelar Região Sudeste, no Bairro do Geisel; Conselho Tutelar Mangabeira, em Mangabeira; e Conselho Tutelar Região Praia, sediado no Jardim Luna.

O Conselho Tutelar é um órgão permanente e autônomo, não jurisdicional, encarregado pela sociedade de zelar pelo cumprimento dos direitos da criança e do adolescente, definidos na lei 8.069/90, do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). Os conselheiros são eleitos pela escolha direta da população, amparada por lei, e estabeleceu para o município de João Pessoa a instalação de cinco conselhos, que devem funcionar diuturnamente a serviço da população.

A Prefeitura de João Pessoa (PMJP), por sua Secretaria do Desenvolvimento Social (Sedes), é responsável pela infra-estrutura necessária para o funcionamento dos conselhos e pelo pagamento do estipêndio dos conselheiros, com dotação orçamentária própria. A condução da política é dada pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), órgão fiscalizador dos Conselhos Tutelares.

Tags

Leia tudo sobre o tema e siga

MAIS LIDAS

Arthur Urso leva “esposas” para passear sem roupa íntima na orla de João Pessoa

Professores da UFPB desistem de candidatura e apoiam Terezinha e Mônica

Anteriores

Corrida da fogueira em campina grande

Prefeitura de Campina Grande abre inscrições para Corrida da Fogueira

Técnicos do TRE-DF realizam a conferência e a lacração de urnas eletrônicas para o 1º turno das Eleições 2022.

MPPB e Procuradoria Regional Eleitoral discutem atuação de promotores nas eleições 2024

Violência contra mulheres, estupro

A cada 8 minutos, uma mulher é vítima de estupro no país

90101644-eef1-470c-865b-76d15822810a

Ministra das Mulheres participa de sessão um dia após “equívocos” do presidente da AL

joaobenedito (1)

TJ aprova criação de mais sete vagas de desembargador na PB

emersonpanta

TCE imputa débito de R$ 2 milhões a Emerson Panta por contratação de advogados

17113967826601d7aec1edd_1711396782_3x2_lg

Moraes diz que não há evidências de que Bolsonaro buscou asilo na Embaixada da Hungria

daniellabsb (2)

Daniella Ribeiro será relatora do PL que reformula o Perse para turismo e eventos

cejuuscararuna (1)

Núcleo de Solução de Conflitos do TJ inaugura Centro em Araruna nesta quinta-feira

amiditce (2)

Amidi e TCE discutem mecanismos de transparência na publicidade institucional