Notícias de João Pessoa, paraíba, Brasil

Vereador quer “carteiros mirins” para sanar falhas dos Correios

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

O vereador Evandro Sérgio (PRP), mais conhecido como Sérgio da SAC, defendeu, durante a sessão hoje, na Câmara Municipal de João Pessoa, a aprovação de mais um Projeto de Lei Ordinária em benefício da população pessoense. A propositura do parlamentar, que partiu de uma sugestão do Sr. Cícero Pedro Ferreira,  sugere a criação de carteiros mirins que irão atuar no sistema ativo de entrega de correspondências nos loteamentos “Cidade Maravilha”, “Monte das Oliveiras”, “Parque do Sol” e “Colinas do Sul”, que vivem penalizados com a demora ou mesmo o não recebimento de correspondências. 

Ainda conforme a proposta do vereador, o grupo de carteiros mirins seriam escolhidos pela Secretaria Municipal de Educação juntamente com a Associação de Moradores de cada loteamento, seguindo vários critérios. “Para participar o jovem tem que ter entre 14 e 16 anos de idade, estar matriculado em escola pública, frequentar assiduamente as aulas e ter boas notas, ter comportamento exemplar na escola e fora dela, morar no loteamento por, no mínimo dois anos, ser reconhecido pela comunidade como carente e ainda ser responsável e confiável”, disse Sérgio.

Ele também destacou que a Secretaria Municipal de Educação manterá o cadastro dos jovens que tenham o perfil para o projeto, oferecerá uma ajuda de custo a ser definida pelo Poder Executivo, além de fardamento e crachá de identificação. A Associação de Moradores de cada localidade será a responsável pela organização do trabalho, fará a triagem e seleção das correspondências, o quadro de horário e o organograma de trabalho dos carteiros mirim que atuarão em sua comunidade. “Já a Empresa de Correios e Telégrafos ficará encarregada de capacitar esses jovens para desempenhar esse trabalho junto às comunidades, além de entregar as correspondências na Central de Coleta e Distribuição que deverá existir em cada uma das Associações de Moradores”, complementou o parlamentar.

Durante sua justificativa o vereador Sérgio enfatizou que além da falta de infraestrutura, essas localidades sofrem com a precariedade dos serviços de entrega de correspondências realizada pelos Correios, muitas vezes pela falta de informações para se localizar os destinatários. “Essa triste realidade levou o morador Cícero Pedro Ferreira, a me procurar para que, através dessa Casa Legislativa, possamos lutar pela aprovação e execução desse projeto que dará oportunidade para que adolescentes carentes despertem e desenvolvam o senso de cidadania, responsabilidade, o espírito de liderança e a capacidade de se comunicar, além de incentivá-los a se firmarem nos estudos e de oferecer-lhes uma experiência que os insiram no mercado de trabalho”, reforçou o parlamentar. Ele acrescentou ainda que essa iniciativa beneficiaria ainda mais a população que reside nesses loteamentos, pois os mesmos passarão a ter um sistema eficiente de entrega de correspondências. “Por conhecerem sua vizinhança, os carteiros mirins farão com que as correspondências cheguem mais rapidamente a seus destinatários”, finalizou Sérgio.

Na ocasião, vários parlamentares parabenizaram o vereador Sérgio pela iniciativa e desde então se declaram favoráveis a aprovação da propositura, a exemplo dos vereadores Jorge Camilo (PT) e Geraldo Amorim (PDT). “Esse projeto é mais uma demonstração de luta do nosso colega Sérgio para atender os anseios da população dessa cidade”, disse Jorge Camilo. “Essa é uma ideia muito boa, que só beneficiará a população desassistida dessa prestação de serviço essencial”, reforçou Geraldo Amorim.

Tags

Leia tudo sobre o tema e siga

MAIS LIDAS

Arthur Urso leva “esposas” para passear sem roupa íntima na orla de João Pessoa

Professores da UFPB desistem de candidatura e apoiam Terezinha e Mônica

Anteriores

meicartaz

MEI: prazo para entrega da declaração anual termina em maio

defensoriacampina (1)

Justiça determina nomeação de assistentes sociais em concurso de Campina Grande

Cabedelo-Forte-de-Santa-Catarina-Imagem-Daniell-Mendes-16

Iphan é condenado em ação do MPF e deve aumentar segurança na Fortaleza de Santa Catarina

rest week (1)

Paraíba Restaurant Week chega à reta final em 45 restaurantes de João Pessoa

Luciene Gomes, 1

TCE dá prazo para Luciene Gomes justificar contrato de R$ 19 milhões para melhoria da iluminação pública

Animais adoção em jp

Governo promove neste sábado, em Mangabeira, feira de educação, cuidados e adoção animal

Festas

MP recomenda medidas para eventos festivos em cinco municípios paraibanos

padre egidio ex diretor hospital padre ze

Padre Egídio tem alta hospitalar e passa a cumprir prisão domiciliar

Câmara municipal de Patos

Vereadores de Patos aprovam reajuste de 70% no próprio salário, que começa a valer em 2025

Cigarros eletrônicos

Anvisa decide hoje se mantém proibida a venda de cigarros eletrônicos