Notícias de João Pessoa, paraíba, Brasil

Vereador quer “carteiros mirins” para sanar falhas dos Correios

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

O vereador Evandro Sérgio (PRP), mais conhecido como Sérgio da SAC, defendeu, durante a sessão hoje, na Câmara Municipal de João Pessoa, a aprovação de mais um Projeto de Lei Ordinária em benefício da população pessoense. A propositura do parlamentar, que partiu de uma sugestão do Sr. Cícero Pedro Ferreira,  sugere a criação de carteiros mirins que irão atuar no sistema ativo de entrega de correspondências nos loteamentos “Cidade Maravilha”, “Monte das Oliveiras”, “Parque do Sol” e “Colinas do Sul”, que vivem penalizados com a demora ou mesmo o não recebimento de correspondências. 

Ainda conforme a proposta do vereador, o grupo de carteiros mirins seriam escolhidos pela Secretaria Municipal de Educação juntamente com a Associação de Moradores de cada loteamento, seguindo vários critérios. “Para participar o jovem tem que ter entre 14 e 16 anos de idade, estar matriculado em escola pública, frequentar assiduamente as aulas e ter boas notas, ter comportamento exemplar na escola e fora dela, morar no loteamento por, no mínimo dois anos, ser reconhecido pela comunidade como carente e ainda ser responsável e confiável”, disse Sérgio.

Ele também destacou que a Secretaria Municipal de Educação manterá o cadastro dos jovens que tenham o perfil para o projeto, oferecerá uma ajuda de custo a ser definida pelo Poder Executivo, além de fardamento e crachá de identificação. A Associação de Moradores de cada localidade será a responsável pela organização do trabalho, fará a triagem e seleção das correspondências, o quadro de horário e o organograma de trabalho dos carteiros mirim que atuarão em sua comunidade. “Já a Empresa de Correios e Telégrafos ficará encarregada de capacitar esses jovens para desempenhar esse trabalho junto às comunidades, além de entregar as correspondências na Central de Coleta e Distribuição que deverá existir em cada uma das Associações de Moradores”, complementou o parlamentar.

Durante sua justificativa o vereador Sérgio enfatizou que além da falta de infraestrutura, essas localidades sofrem com a precariedade dos serviços de entrega de correspondências realizada pelos Correios, muitas vezes pela falta de informações para se localizar os destinatários. “Essa triste realidade levou o morador Cícero Pedro Ferreira, a me procurar para que, através dessa Casa Legislativa, possamos lutar pela aprovação e execução desse projeto que dará oportunidade para que adolescentes carentes despertem e desenvolvam o senso de cidadania, responsabilidade, o espírito de liderança e a capacidade de se comunicar, além de incentivá-los a se firmarem nos estudos e de oferecer-lhes uma experiência que os insiram no mercado de trabalho”, reforçou o parlamentar. Ele acrescentou ainda que essa iniciativa beneficiaria ainda mais a população que reside nesses loteamentos, pois os mesmos passarão a ter um sistema eficiente de entrega de correspondências. “Por conhecerem sua vizinhança, os carteiros mirins farão com que as correspondências cheguem mais rapidamente a seus destinatários”, finalizou Sérgio.

Na ocasião, vários parlamentares parabenizaram o vereador Sérgio pela iniciativa e desde então se declaram favoráveis a aprovação da propositura, a exemplo dos vereadores Jorge Camilo (PT) e Geraldo Amorim (PDT). “Esse projeto é mais uma demonstração de luta do nosso colega Sérgio para atender os anseios da população dessa cidade”, disse Jorge Camilo. “Essa é uma ideia muito boa, que só beneficiará a população desassistida dessa prestação de serviço essencial”, reforçou Geraldo Amorim.

Tags

Leia tudo sobre o tema e siga

MAIS LIDAS

UEPB: uma crise democrática

Confusão continua: TRE nega ter chancelado posse de Raissa Lacerda na Câmara

Anteriores

zezo rai saia rodada luan

São João de Bananeiras tem Xand Avião, projeto A Vontade e outras atrações

gate policia militar pb

Operação prende em João Pessoa um dos criminosos mais procurados da Justiça do Amazonas

Brasília - 22.05.2023 - Foto da Fachada do Congresso Nacional, em Brasília. Foto: Antônio Cruz/ Agência Brasil

Lula classifica de insanidade proposta que equipara aborto a homicídio

reporter mauricio ferraz

Fantástico repercute desabamento no Up Garden, em João Pessoa, que deixou 44 feridos

celular FOTO Pixabay

Jovem é morto em SP após ir a encontro marcado por aplicativo

lula presidente FOTO ricardo stuckert presidencia da republica

Brasil está pronto para acordo Mercosul e União Europeia, diz Lula

janones deputado FOTO renato araujo camara dos deputados

STF tem maioria para tornar Janones réu por postagens contra Bolsonaro

carretas pegam fogo br101 mamanguape 140624

Carreta que pegou fogo na PB continua na rodovia, parcialmente interditada, e motorista morre no hospital

henrique e juliano FOTO insta

Henrique e Juliano se apresentam no São João de Campina Grande, neste sábado

mega sena FOTO rafael neddermeyer agencia brasil

Mega-Sena sorteia neste sábado prêmio acumulado em R$ 47 milhões