O vereador da cidade de L´Aquila (Áquila), situada ao centro da Itália, Mauro Fattore, visitou a Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP), na manhã desta terça-feira (10), e participou da sessão ordinária da Casa. O vereador italiano propôs um projeto de intercâmbio gastronômico e musical entre a Capital da Paraíba e a cidade de L´Aquila, promovendo eventos na área da culinária, cursos com chefs de cozinha e turnês com músicos, envolvendo profissionais e artistas de ambas as cidades.
Mauro Fattore foi recebido pelos vereadores Eliza Virgínia (PSDB) e Bosquinho (DEM), que se dispuseram a acompanhar a comitiva italiana na apresentação da proposta à Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP). Na comissão que visitou a CMJP, também esteve presente o empresário italiano Alfonso Speccchio, um dos que entrarão numa sociedade para viabilizar o intercâmbio.
“Viemos preparar o terreno e apresentar as propostas de intercâmbio entre João Pessoa e L´Aquila. O intuito é apresentar à Paraíba a cozinha da Itália e trazer chefs de cozinha de lá pra cá, como também levar chefs brasileiros para a Itália, promovendo cursos e a cultura das duas cidades. Além disso, pretendemos fazer o mesmo trabalho realizando concertos e turnês com músicos de ambas as cidades. O prefeito de L´Aquila está aberto a promover essas ações”, garantiu Mauro Fattore.
A província de L´ Aquila fica a Nordeste de Roma, distante 118 km desta, no centro da Itália, Região de Abruzos. A cidade foi vítima dos efeitos de um terremoto, em 6 de abril de 2009, que chegou a 6.3 na Escala Richter.
O sismo deixou pelo menos 291 mortos, cerca de 1000 feridos, 15 desaparecidos e centenas de edificações total ou parcialmente destruídas, sobretudo na cidade de L´ Aquila, mas também em outras localidades próximas, como Onna.