Vereador discute a “Reforma Política” na CMJP no primeiro semestre de 2011

O vereador Bosquinho (DEM), no primeiro semestre de 2011, realizou, no plenário na Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP), uma audiência pública para discutir a reforma no processo eleitoral do Brasil.

O evento contou com as participações do presidente da Comissão Especial da Reforma Política, deputado federal Almeida Lima (PMDB-SE); do primeiro vice-presidente da Comissão, deputado federal Edinho Araújo (PMDB-SP); do deputado federal Alceu Moreira (PMDB-RS); dos deputados federais paraibanos Efraim Filho (DEM-PB) e Luiza Erundina (PSB-SP), além dos vereadores e diversas entidades locais.

A plenária foi justificada, nas palavras do vereador, pela necessidade da sociedade se fazer presente nesse processo, por demais importante para o fortalecimento da democracia do país; sempre com a intenção de inserir João Pessoa e a Paraíba nas discussões sobre a reforma, refletindo as idéias e opiniões que serão preponderantes na efetivação dessa reforma para a melhoria do processo eleitoral em todo o Brasil.

As principais reflexões evidenciadas na tribuna da Casa foram basicamente o fortalecimento dos partidos políticos através da permanência da fidelidade partidária e das eleições baseadas em lista fechada, com alternância de gênero, considerando as diferencias étnico-sociais, refletindo a diversidade social do país; o financiamento público das campanhas eleitorais com a proibição de utilização de dinheiro privado; o fortalecimento da democratização dos partidos; e fortalecimento da representatividade feminina. Além de ser ressaltada a urgência da reforma política para uma uniformização do processo eleitoral no país, assim como também o fortalecimento da democracia direta e participativa.

Dentre as matérias aprovadas pelo mandato do vereador, nesse período, tiveram destaque as autorizações ao Poder Executivo Municipal para criação do "Sistema Integra" que ligará as escolas públicas municipais ao Centro de Operações da Polícia Militar (Copom) através do número telefônico 190; para implementação o projeto cultural "Arte na Feira" para realização de eventos culturais em mercados públicos municipais. Bosquinho ainda realizou uma sessão especial pelos 40 anos do Centro Universitário de João Pessoa (Unipê).

Comentários

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.