Notícias de João Pessoa, paraíba, Brasil

Vereador cobra explicações sobre aumento do IPTU em CG

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

A Câmara Municipal de Campina Grande vai realizar Sessão Especial para discutir o aumento abusivo cobrado pela Prefeitura Municipal campinense aos contribuintes do IPTU. A proposta é do vereador Tovar Correia Lima (PSDB) e do vereador Jóia Germano (PRP), que apresentaram o requerimento propondo a realização da sessão que reunirá lideranças comunitárias, representantes da Prefeitura Municipal de Campina Grande, e as pessoas atingidas pela medida da Administração Municipal.

Tovar disse que há um clamor geral em Campina Grande, com casos verdadeiramente absurdos do aumento sem explicação do IPTU, atingindo o Município como um todo.

A Câmara vai convidar para a sessão os representantes da Prefeitura Municipal de Campina Grande, líderes comunitários e a população dessas comunidades para discutir a questão que é gravíssima e merece a atenção do Poder Público e da sociedade.

Conforme as informações há uma grande variação nos valores cobrados aos contribuintes que variam de 4,22 por cento a cerca de 2 mil por cento nos carnês do Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana (IPTU) em Campina Grande.

Há também variações nas taxas de limpeza urbana, que chegam de 100 a 300 por cento, atingindo principalmente a população de renda mais reduzida, o que é mais grave, em sua opinião.

O vereador mostrou-se preocupado com o problema e está conversando com diversas lideranças e moradores levantando a questão e buscando os meios de resolver a problemática com urgência, pois atinge as faixas humildes de trabalhadores da população.

Tovar afirmou que é preciso esclarecer todo esse quadro e defender a população contra o que considera abusos do Poder Público para com os munícipes.

O Coordenador de Comunicação da prefeitura de Campina Grande, Carlos Magno, por sua vez comentou hoje as declarações espelhadas na imprensa de que o prefeito Veneziano Vital do Rego teria aumentado o IPTU daquela cidade. Segundo ele, isso não passa de um boato irresponsável.

– Esse comentário veio a partir de um release encaminhado pela assessoria de imprensa do vereador Trovar e eu diria que foi passado de forma irresponsável, pois você passar para os órgãos de imprensa uma informação inverídica dessa que o prefeito teria aumentado o IPTU em 500%, se isso fosse verdade imagina o que estaria acontecendo na cidade de Campina Grande. Um aumento de 500% é absurdo.

De acordo com Carlos Magno, o reajuste é normal e ocorre anualmente de acordo com o índice

O aumento de 2011 em relação a 2010 foi de 5,73%. É um reajuste anual que ocorre com base na inflação e no IPCA, isso é lei. Nenhum prefeito do país pode estipular uma aumento de 500%. Essa é uma denúncia irresponsável a partir desse ponto. Mas vale ressaltar que em alguns casos houve o re-calculo na atualização cadastral do IPTU. Essa atualização vem desde o ano passado.
 

Tags

Leia tudo sobre o tema e siga

MAIS LIDAS

Arthur Urso leva “esposas” para passear sem roupa íntima na orla de João Pessoa

Professores da UFPB desistem de candidatura e apoiam Terezinha e Mônica

Anteriores

Roberto D’Horn Moreira Monteiro de Franca Sobrinho

Roberto D’Horn toma posse pela segunda vez no TRE da Paraíba

wifi (1)

Passageiros terão wi-fi gratuita no Terminal do Valentina Figueiredo a partir de sábado

Caepep

Defensoria garante liberdade a paraibana encarcerada com filho recém-nascido

cidaramos1_resized (2)

PT marca data para decidir sobre situação de João Pessoa; Cida crê em candidatura própria

Cida Gonçalves, ministra das mulheres, e João Azevêdo

João recebe ministra Cida Gonçalves e discute ampliação de políticas públicas em defesa da mulher na PB

Procon-JP fiscalização

Procon-JP notifica 19 postos após denúncias de aumento indevido no preço da gasolina

Relógios apreendidos na operação

Polícia prende em João Pessoa servidor do TJPE por suspeita de corrupção e lavagem de dinheiro

Jannyne Dantas

Justiça mantém prisão de Jannyne Dantas, ex-diretora do Hospital Padre Zé

Gaeco operação curandeiros II

Gaeco deflagra operação contra fraude para libertar presos de forma irregular

Corrida da fogueira em campina grande

Prefeitura de Campina Grande abre inscrições para Corrida da Fogueira