Notícias de João Pessoa, paraíba, Brasil

Vereador Bira cobra do Governo realização do Fenart

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

O Festival Nacional de Artes (Fenart), que acontece anualmente em João Pessoa, está ameaçado de não ser realizado este ano. Hoje, o vereador Ubiratan Pereira (PSB), Bira, cobrou do governo do Estado a realização da XIII edição do festival, após comunicado recente do governo estadual de que o evento não poderia ser realizado devido a problemas estruturais do Espaço Cultural.

Bira anunciou que na terça-feira fará um pronunciamento no plenário da Câmara Municipal e encaminhará requerimentos para o governador do Estado, José Maranhão e para o presidente da Fundação Espaço Cultural José Lins do Rego, Maurício Burity, solicitando a realização do festival e colocando o mandato e o movimento cultural à disposição para contribuir na solução da questão.

O vereador Bira participou no último sábado, no Escritório Político, no Centro Histórico da cidade, de uma reunião  com representantes do segmento cultural para discutir a formação do Conselho Municipal de Cultura e na ocasião os artistas e produtores culturais demonstraram preocupação com o fato e destacaram a necessidade de discutir alternativas para garantir a realização do Fenart.  

De acordo com o vereador Bira, o sucateamento do Espaço Cultural é um problema antigo e que necessita de investimento do governo do Estado, mas a não realização do festival não contempla os anseios do movimento cultural e nem a sociedade paraibana. “Isso é um retrocesso. O Fenart já está consolidado no calendário cultural do Estado e sempre demonstrou ser um espaço de aglutinação das mais diversas expressões culturais, trazendo nomes importantes do cenário nacional, além de potencializar artistas locais. Os problemas de estrutura física não podem inviabilizar o evento e a continuidade é fundamental para a imagem do festival”.

Bira sugeriu que o governo do Estado tente viabilizar com instituições e outros segmentos formas de realizar o Fenart de maneira descentralizada, envolvendo outros espaços e equipamentos culturais. Ele acrescentou que como isso o Fenart não sairá do calendário de eventos da cidade de João Pessoa. “Se existem dificuldades entendo que devem ser colocadas na mesa para que possamos envolver outras instituições numa união de esforços para manter a realização do festival sem que haja prejuízos com a qualidade de sua programação, finalizou.  

Tags

Leia tudo sobre o tema e siga

MAIS LIDAS

Arthur Urso leva “esposas” para passear sem roupa íntima na orla de João Pessoa

Professores da UFPB desistem de candidatura e apoiam Terezinha e Mônica

Anteriores

Herman Benjamin, stj

Paraibano Herman Benjamin é eleito novo presidente do STJ

Cigarros eletrônicos

Vigilância Sanitária determina apreensão de cigarros eletrônicos em todo Estado

João Azevêdo programa

Governo inclui no PPP-PB construção de estacionamento vertical na Epitácio com 1.500 vagas

Acidente próximo ao viaduto do Forrock

Motociclista sofre parada cardíaca após acidente e é reanimado pela PRF na BR-230

Jucélio Dantas é acusado de assassinar kaliane Medeiros

Caso Kaliane: ex-namorado é condenado a 30 anos por homicídio e feminicídio

Casa da Pólvora

Funjope apresenta projetos de ocupação da Casa da Pólvora com dança e literatura

Major Sidnei 1

Prefeito de Sapé denuncia ação de golpistas que utilizam seu nome para compras

PF polícia federal

Sistema do governo é invadido e dinheiro para pagar servidores é desviado

Acidente com van e retroescavadeira deixa estudantes mortos e feridos

Criança e adolescente morrem em colisão de van com retroescavadeira no sertão da PB

hospitalpadrealfredobarbosa (1)

Cabedelo: Hospital Municipal passa a atender urgência, emergência, Raio X e Ultrassom