Vereador Bira cobra do Governo realização do Fenart

O Festival Nacional de Artes (Fenart), que acontece anualmente em João Pessoa, está ameaçado de não ser realizado este ano. Hoje, o vereador Ubiratan Pereira (PSB), Bira, cobrou do governo do Estado a realização da XIII edição do festival, após comunicado recente do governo estadual de que o evento não poderia ser realizado devido a problemas estruturais do Espaço Cultural.

Bira anunciou que na terça-feira fará um pronunciamento no plenário da Câmara Municipal e encaminhará requerimentos para o governador do Estado, José Maranhão e para o presidente da Fundação Espaço Cultural José Lins do Rego, Maurício Burity, solicitando a realização do festival e colocando o mandato e o movimento cultural à disposição para contribuir na solução da questão.

O vereador Bira participou no último sábado, no Escritório Político, no Centro Histórico da cidade, de uma reunião  com representantes do segmento cultural para discutir a formação do Conselho Municipal de Cultura e na ocasião os artistas e produtores culturais demonstraram preocupação com o fato e destacaram a necessidade de discutir alternativas para garantir a realização do Fenart.  

De acordo com o vereador Bira, o sucateamento do Espaço Cultural é um problema antigo e que necessita de investimento do governo do Estado, mas a não realização do festival não contempla os anseios do movimento cultural e nem a sociedade paraibana. “Isso é um retrocesso. O Fenart já está consolidado no calendário cultural do Estado e sempre demonstrou ser um espaço de aglutinação das mais diversas expressões culturais, trazendo nomes importantes do cenário nacional, além de potencializar artistas locais. Os problemas de estrutura física não podem inviabilizar o evento e a continuidade é fundamental para a imagem do festival”.

Bira sugeriu que o governo do Estado tente viabilizar com instituições e outros segmentos formas de realizar o Fenart de maneira descentralizada, envolvendo outros espaços e equipamentos culturais. Ele acrescentou que como isso o Fenart não sairá do calendário de eventos da cidade de João Pessoa. “Se existem dificuldades entendo que devem ser colocadas na mesa para que possamos envolver outras instituições numa união de esforços para manter a realização do festival sem que haja prejuízos com a qualidade de sua programação, finalizou.  

Comentários

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.