Notícias de João Pessoa, paraíba, Brasil

Vereador apresenta projeto que cria programa para estimular a cidadania

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

O vereador Nelson Gomes Filho apresentou na Câmara Municipal de Campina Grande projeto de lei ordinária que cria o programa "Fiscal da Cidade". Conforme a matéria fica criado no Município de Campina Grande, o programa "Fiscal da Cidade", com o objetivo de estimular o exercício da cidadania e de ampliar a participação da sociedade organizada em atividades de fiscalização que interessem diretamente a comunidade, com âmbito de atuação na sede do município e nos distritos.

Conforme a matéria o cidadão ou cidadã investida no título de "Fiscal da Cidade" não terá qualquer tipo de vínculo empregatício ou remuneração pela Prefeitura. O cidadão ou cidadã quando do término de seu tempo de atuação receberá um Certificado de Relevante Serviço Prestado ao Município.

São atribuições do "Fiscal da Cidade": identificar e informar, por escrito às autoridades municipais pertinentes; informar violação a códigos, posturas, leis e regulamentos municipais: informar irregularidades, abusos, omissões ou desídias cometidas por servidores municipais no exercício de suas funções; emitir sugestões referentes à melhoria dos regulamentos e dos serviços públicos prestados à população.

São requisitos necessários para ser "Fiscal da Cidade": não ser funcionário público municipal em exercício; ser maior de 21 anos de idade; estar associado a uma organização comunitária devidamente registrada; não possuir antecedentes criminais.

O "Fiscal da Cidade" deverá ser indicado por associação de moradores com pelo menos cinco anos de funcionamento ininterruptos e devidamente registrada nos termos da legislação em vigor, para um período de quatro anos, sendo também reconhecida de utilidade pública. A Prefeitura poderá realizar semestralmente um curso básico de informações para "Fiscal da Cidade", com expedição de certificado de participação e conclusão. A Prefeitura expedirá documento de identidade do "Fiscal da Cidade".

Segundo Nelson, a dimensão e a complexidade das tarefas da fiscalização do cumprimento das leis e regulamentos na cidade de Campina Grande estão a exigir uma participação mais efetiva da sociedade em complemento à ação dos órgãos oficiais do Município. Essa mesma participação se faz indispensável na fiscalização dos próprios agentes oficiais nas suas diferentes atividades. Tratam-se, em ambos os casos, de um dos principais aspectos componentes do conceito de cidadania, que é inseparável da idéia mais atualizada de democracia.

Tags

Leia tudo sobre o tema e siga

MAIS LIDAS

Arthur Urso leva “esposas” para passear sem roupa íntima na orla de João Pessoa

Professores da UFPB desistem de candidatura e apoiam Terezinha e Mônica

Anteriores

Dinheiro e calculadora

Senado aprova isenção de IR para quem ganha até dois salários mínimos

Padre Egídio preso

Gaeco dá parecer favorável à prisão domiciliar de Padre Egídio

Pleno do TJPB 2024

Pleno do TJPB nega recurso e mantém decisões da Operação Festa no Terreiro

renancrea1

Inovação: Crea-PB lança Hackaton com R$ 5 mil em premiações

51870483223-d4a44c029e-h-1536x1024 (1)

CCJ do Senado aprova PEC dos quinquênios

chatgpt

Gestão Tarcísio vai usar ChatGPT para produzir aulas digitais no lugar de professores

basedosamu

Assinada Ordem de Serviço para a construção de Base Descentralizada do Samu em Cabedelo

image

Lei de Lagoa Seca que proibia taxa de religação de luz e água é inconstitucional

15cb227d-9724-47ff-a3e9-040d5893da76

Terezinha e Mônica recebem apoio de 2º colocado na eleição para Reitor em 2020

Roberto Souza

Adriano Galdino referenda convocação do secretário de Educação Roberto Souza: “Não é um convite”