Vereador alerta para risco de rompimento de açude

A situação de um açude localizado no município de Lagoa Seca após as fortes chuvas que caíram na região preocupou o vereador e presidente da Câmara Municipal de Campina Grande, Nelson Gomes Filho (PRP). De acordo com informações do último laudo realizado pelo Centro de Atividades Técnicas do 2º Batalhão de Bombeiros Militar (BBM) há probabilidade de rompimento do açude, causando calamidade em bairros de Campina Grande.

Segundo Nelson Gomes, o laudo de vistoria encaminhado pelo comandante do 2º BBM, capitão QOBM Fábio Santos, do Centro de Atividades Técnicas da instituição, aponta para uma possível calamidade em Campina Grande caso o açude chegue a romper. “De acordo com as inspeções realizadas, a não observância e providências cabíveis, poderá causar maiores estragos em bairros de Campina Grande que ficam próximos do reservatório com o aumento das chuvas, como é o caso dos bairros do Alto Branco e José Pinheiro”, disse.

O açude que fica localizado no Sítio Jenipapo, em Lagoa Seca, tem uma área superior a 750m² passou por uma vistoria do 2º BBM no último dia 23, após denúncias de possível transbordamento e rompimento do balde. De acordo com informações repassadas pelo Corpo de Bombeiros foi constatada a existência de grande volume de água, ficando apenas 1,5m para transbordamento.

O 2º BBM conclui o laudo nos seguintes termos: “Pelas circunstâncias encontradas “in loco”, emitimos parecer que, de acordo com as inspeções realizadas nas anomalias aparentes, constatadas visualmente que fica evidenciada a necessidade de afundamento da sangria, bem como corrigir as erosões e o vazamento, pois a não observância e providências cabíveis com o aumento das chuvas há probabilidade de rompimento do açude, causando grande calamidade na cidade de Campina Grande-PB, ao longo de todo o canal que vai do bairro do Alto Branco ao José Pinheiro”.

No documento enviado ao presidente da CMCG informa-se ainda que, no momento da vistoria do açude encontrava-se presente a Defesa Civil Municipal e vários representantes do comércio local.

Comentários

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.