Veneziano nomeia coordenador do SAMU e gerente da Gevisa

O prefeito Veneziano Vital do Rêgo definiu os nomes que irão ocupar a gerência da GEVISA (Gerência de Vigilância Sanitária) e a coordenação do SAMU/192 (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) da Prefeitura de Campina Grande, em substituição à médica Tatiana Medeiros, que deixou o Samu para assumir a Secretaria Municipal de Saúde, e à farmacêutica Marisa Agra, que respondia pela Gevisa e passou a ser secretária-adjunta. O SAMU será coordenado pelo médico Antônio Henriques de França Neto, especialista em Cirurgia Geral e Ginecologia e com mestrado pela Santa Casa de São Paulo.
 
O médico já integra a equipe do SAMU de Campina Grande desde a sua implantação, em julho de 2004, e possui vários cursos na área de atendimento pré-hospitalar, como ATLS (Suporte Avançado de Vida no Trauma), ACLS (Suporte Avançado em Cardiologia) e PHTLS (Atendimento Pré-Hospitalar ao Traumatizado). Antônio Henriques possui cursos de especialização na área de Gestão em Saúde e já foi auditor do Fusex (Fundo de Saúde do Exército Brasileiro), onde atuou no processo de acreditação do Hospital de Guarnição de João Pessoa.
 
O médico Antônio Henriques foi coordenador da emergência da Clipsi, diretor geral do Hospital Municipal de Cabedelo, diretor geral do Hospital Municipal Santa Isabel, em João Pessoa, e desde o ano passado era diretor geral do Hospital Materno-Infantil de Bayeux, função já exercida anteriormente. Sobre o SAMU, serviço que o médico conhece bem, ele definiu a sua importância como elemento fundamental na corrente para o salvamento de vidas.
 
Muitas pessoas já foram e serão salvas graças aos cuidados iniciais realizados pelos profissionais do SAMU, além daqueles que puderam ter uma diminuição de sequelas graças ao serviço, acrescenta o novo coordenador, para quem “não existe nada mais gratificante do que ajudar pessoas e essa será sempre a nossa bandeira”. Com o apoio da secretária de Saúde e do prefeito, Antônio Henriques disse que poderá aprimorar o serviço e buscar um atendimento de qualidade aos usuários, além de valorizar o trabalho dos colaboradores.
 
GEVISA – O novo gerente da Vigilância Sanitária é o médico veterinário Jorge Alberto Molina Rodriguez. Especialista em Gerenciamento de Serviço de Vigilância Sanitária pela Escola Nacional de Saúde Pública do Rio de Janeiro, ele exerceu as funções de diretor da Agevisa (Agência Estadual de Vigilância Sanitária), coordenador da Coordenaria de Vigilância Sanitária do Estado da Paraíba e diretor do Serviço de Portos, Aeroportos e Fronteiras do Estado, serviço ligado à Secretaria Nacional de Vigilância Sanitária, hoje Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária).
 
O grande desafio, para o novo gerente da Vigilância Sanitária, é dar continuidade ao trabalho realizado por Marisa Agra, principalmente na consolidação da estrutura organizacional, para que a Gevisa possa realmente dar a resposta que a população necessita. “Espero que a Vigilância Sanitária possa assumir plenamente todas as áreas de fiscalização”, acrescentou. Segundo ele, isso será possível através do Código Sanitário do município, aprovado no ano passado, capacitação dos profissionais e compra de novos equipamentos. Molina é salvadorenho, naturalizado brasileiro.

Comentários

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.