Na presença da secretária municipal de Saúde, médica Tatiana Medeiros e dos vereadores Rodolfo Rodrigues e Cassiano Paschoal, o prefeito Veneziano Vital do Rêgo inaugurou na manhã deste domingo , 04, o posto de atendimento da Feira da Prata, que irá funcionar sempre aos domingos, dias de maior movimento no local.
A solenidade foi bastante prestigiada, notadamente pelos frequentadores da tradicional feira, que antes ocupavam um espaço degradado, com barracas improvisadas e com pouca higiene. Presenças ainda da presidente estadual da Funasa, Ana Cláudia Vital do Rêgo; do prefeito de Bayeux, Jota Júnior; da secretária adjunta da Saúde, Marisa Agra, entre outros.
Foi na gestão Veneziano que a Feira da Prata foi reconstruída, com uma arquitetura moderna e funcional. “Voltar ao bairro da Prata é uma alegria ímpar. Aqui testemunhei o sofrimento dos feirantes e clientes, que vendiam suas frutas e verduras em lonas montadas no chão, mas agora a realidade é outra”, pontuou o prefeito.
A nova Feira da Prata custou cerca de R$ 9 milhões e foi construída também graças aos esforços do Senador Vital Filho e do então Senador e ex-governador José Maranhão.
O POSTO – A Unidade de Saúde da Feira da Prata estará oferecendo atendimentos de suporte básico de enfermagem aos comerciantes e freqüentadores. Entre os atendimentos oferecidos pelo posto de atendimento da Feira da Prata estão verificação de pressão arterial, testes de glicemia capilar, inalação, nebulização, oxigenoterapia, retirada de pontos e curativos. Nos casos em que haja necessidade de um atendimento de urgência e emergência, as pessoas estarão recebendo os primeiros socorros até que os profissionais do SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) cheguem até o local.
Em setembro do ano passado, através de uma parceria com a Sesuma (Secretaria de Serviços Urbanos e Meio Ambiente), a Secretaria Municipal de Saúde instalou um posto de atendimento na Feira Central.
Com o serviço, a secretária municipal de Saúde, Tatiana Medeiros, preocupada com o grande número de pessoas que freqüentam o local, decidiu assegurar aos comerciantes e frequentadores que, em caso de necessidade, eles pudessem ter os atendimentos de primeiros socorros. A ideia de ampliação de mais este serviço para outras feiras da cidade está sendo colocada em prática neste momento, com a instalação do posto na Feira da Prata, disse a secretária.
Entre os atendimentos já realizados no posto de atendimento da Feira Central, houve casos de pessoa infartadas e para quem os primeiros socorros foram fundamentais, até a chegada da equipe do SAMU, o que comprova a eficiência dos profissionais e do serviço. No posto de atendimento também são realizadas campanhas de vacinação contra tétano, tendo em vista que os comerciantes de carnes e peixes costumam manusear objetos cortantes onde podem estar presentes a bactéria que causa a doença.
A equipe responsável pelos atendimentos é formada por profissionais de enfermagem do Programa Campina Bem Estar.