Alexandre Moura

Engenheiro Eletrônico, MBA em Software Business e Comércio Eletrônico, Chairman da Light Infocon Tecnologia S/A, VP da Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Estado da Paraíba e Diretor de Relações Internacionais da BRAFIP.


Vencedoras

No período de 24 a 26 de maio, aconteceu na Agência do SEBRAE de Campina Grande, o “Startup Weekend Varejo”. Nos três dias do evento, onze Startups desenvolveram suas ideias e soluções/produtos com foco no tema “varejo” e na tarde do ultimo dia (domingo 26) os times submeteram seus “protótipos” a uma banca examinadora, da qual tive o prazer de participar e que foi composta por Lucas Ribeiro, Secretário de C,T&I (Ciência, Tecnologia e Inovação) de Campina Grande, Claudio Lucena, Professor da UEPB  e por Renato Rodrigues, Diretor da Softcom. As vencedoras foram, em primeiro lugar a Startup “Frete Urbano”, em segundo a “Chee Go” e em terceiro, a Startup “Quero Cupom.” Vale destacar que todas as propostas foram de bom nível, sendo difícil a escolha das três melhores. Parabéns aos organizadores e participantes, pelo sucesso desta verdadeira “maratona de inovação”.

Vencedoras (II)

A “Frete Urbano” teve a ideia de facilitar a vida de quem precisa de serviços de frete, para transportar compras de grande porte, adquiridas nas lojas da cidade, e que não oferecem a entrega ou cobram caro, por este serviço. A solução da  “Frete Urbano”, é um aplicativo para smartphone que automatiza os serviços de frete e colabora para gerar renda de quem tem veículo, que pode transportar esse material. Como comparação, seria um “Uber do frete”. Já a segunda colocada, a “Chee Go”, teve a ideia de um aplicativo, que além de facilitar a entrega de produtos farmacêuticos, vende remédios a preços mais baixo através de descontos exclusivos. A solução apresentada pela “Quero Cupom”, terceira colocada no “Startup Weekend Varejo” visa atender uma carência no uso de cupons de desconto oferecidos em lojas físicas. A ideia é oferecer uma plataforma digital que abrange os principais seguimentos do varejo, com descontos online para compras em lojas físicas. A plataforma faz ainda, avaliação do varejista e a satisfação do cliente. Ótimas ideias!

“Câmeras Termais” e Smartphones

Uma ideia bem interessante teve a empresa americana FLIR Systems – especializada em equipamentos de captação, tratamento e análise de imagens térmicas – utilizar este tipo de tecnologia (inicialmente de uso exclusivo militar) para ajudar e facilitar, a vida de profissionais da construção civil, a exemplo de encanadores e eletricistas. Com “uma câmera térmica acoplada a um smartphone”, a empresa desenvolveu uma solução que permite “ver através das paredes de um imóvel”, e assim, verificar a existência de um vazamento de água ou uma fiação elétrica com problemas. Denominada de “FLIR One Pro”, o equipamento é acoplado ao celular e através de imagens termográficas, verifica as variações de temperatura da parede e “acha” o vazamento de água ou o curto circuito de uma rede elétrica. Mais informações no site: www.flir.com.br

Robô Inteligente da Ford

A tendência de “robotização” continua firme e cada vez mais abrangente. A mais recente noticia sobre o assunto, vem da montadora de automóveis FORD, que apresentou seu mais novo produto: “um robô inteligente para entregas de mercadorias, que fará parte (como opcional) de seus veículos autônomos (sem motorista)”. O robô, desenvolvido em parceria com a empresa Agility Robotics e denominado de “Digit” (é semelhante a um humano, com cabeça, pernas, braços e movimentos), pode ser usado para carregar, descarregar e fazer as entregas de encomendas com até 18 kg de peso, tudo de forma autônoma (juntamente com o carro sem motorista da montadora americana) sem interferência humana. O objetivo é ter o robô disponível para venda, em até três anos. Ou seja, além de não precisar mais de motoristas, as empresas de transporte vão também, dispensar a necessidade de carregadores e entregadores.

Vencedoras

Comentários

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.