Vanildo Brito é empossado como defensor público geral

O novo defensor público geral do Estado, Vanildo Oliveira Brito, tomou posse no cargo no final da tarde de hoje numa solenidade na sede da Defensoria Pública, em João Pessoa, prestigiada pelos colegas defensores e por autoridades. Apesar de não ter recebido explicação oficial, a saída de Otávio Gomes de Araújo foi atribuída, nos bastidores, à falta de empenho dele na defesa de questões governamentais. Uma fonte que pediu reserva contou ao Parlamentopb que Otávio, em alguns assuntos, parecia mais "enturmado" com Elson Pessoa de Carvalho que com a administração estadual.

À posse de Vanildo Brito estiveram presentes o secretário executivo da Casa Civil, Lúcio Flávio Vasconcelos; a secretária de Finanças, Aracilba Rocha, a procuradora Geral do Estado, Livânia Farias; o presidente da Lotep, Fábio Carneiro e o presidente da Associação Paraibana dos Defensores Públicos, Marconi Chianca. Vanildo Brito foi nomeado pelo governador Ricardo Coutinho para substituir o defensor Otávio Araújo.        
 
O governador Ricardo Coutinho foi representado na solenidade pela secretária de Finanças, que deu as boas vindas ao novo defensor e destacou a importância que tem a Defensoria Pública em favor dos mais carentes. Ela disse que o governo espera que a instituição cumpra o papel que é de dar assistência aos mais necessitados, “salvando pessoas, pois ao defensor público cabe o importante papel de representar quem mais está precisando”. O subdefensor geral, Charles Pereira, também discursou na solenidade destacando a necessidade da categoria se unir para garantir a valorização da Defensoria.     
 
O defensor Vanildo Oliveira Brito disse que foi nomeado pelo governador Ricardo Coutinho em caráter excepcional e provisório para normalizar os atos administrativos da Defensoria Pública. Ele explicou que assume com a missão de nos próximos dias agilizar a realização das eleições para escolha do Conselho Superior da instituição e da lista tríplice para o cargo de defensor geral que estão suspensas desde dezembro.
 
De acordo com o novo defensor público geral, além das eleições fazem parte das prioridades administrativas da gestão dele, a reformulação do Núcleo de Atendimento da Defensoria com a ampliação do número de defensores, no sentido de aprimorar a assistência jurídica que é prestada às pessoas carentes na forma da Lei.
 
“Agradeço ao governador Ricardo Coutinho pela confiança que deposita ao me colocar neste cargo e todas as decisões que forem tomadas serão no sentido de fazer com a Defensoria dê a sua contribuição para o êxito desse plano de governo”, disse durante o discurso de posse.
 
Vanildo Oliveira Brito tem 58 anos e é defensor público de terceira entrância desde 1982. Já passou pelas Comarcas de Pilões, Serraria, São João do Cariri, Espírito Santo, Alhandra e João Pessoa. Atualmente é titular da 4ª Vara Criminal e respondeu até ontem pela Gerência Executiva de Administração da Defensoria Pública. 

Comentários

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.