Notícias de João Pessoa, paraíba, Brasil

Uma boa maneira de passar a limpo ruas e redes sociais

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

Primeiro turno das Eleições concluído com sucesso. Mais de 200 juízes e juízas conduziram um dos processos eleitorais, especialmente do ponto de vista operacional, mais tranquilos dos últimos tempos.  Estavam preparados para ações guiadas pelo clima de polarização ideológica, intolerância e animosidade com os quais se deparavam todos os dias, nas redes sociais. Ao contrário do que pensávamos e de maneira geral, o que se observou foi o transcurso de um pleito extremamente pacífico, sem intercorrências que maculassem o processo democrático.
Os jovens eleitores não vivenciaram e talvez não consigam imaginar, mas, há muito pouco tempo, o período de propaganda eleitoral deixava seu rastro de sujeira nas ruas, ali perdurando por meses ou até que nova eleição viesse e novamente tomasse conta das nossas vias. Cartazes colados em postes e prédios públicos – muitas vezes rasgados ou cobertos por outros -, outdoors estampando candidatos e suas promessas raras vezes cumpridas, fachadas de casas e prédios inteiramente pintados de cores de partidos, panfletos espalhados nos quatro cantos das cidades.  Enfim, poluição visual de tal monta que reduzia nossas cidades a lixo.
Avançamos. Não vemos mais a população, especialmente a mais humilde, vestir-se de camisetas de campanhas, as vias públicas estão absolutamente livres de bandeiras, cartazes, outdoors e folhetos.
Mas não evoluímos tanto. Estamos sujeitos hoje a uma poluição que contamina não as ruas, mas nossas emoções. A internet passou a ser o palco de toda propaganda reprimida nos passeios públicos e, para além disso, de toda ira, irracionalidade e intolerância que precisamos conter para nos relacionarmos no mundo real, com o mínimo de civilidade. É sempre mais fácil ofender atrás de um teclado, como se o ambiente virtual se tratasse de um mundo paralelo, sem repercussões no natural.
A rede mundial de computadores deu voz à revolta e à indignação que habita em cada brasileiro frustrado por não contar com gestores e representantes cujo trabalho esteja voltado à execução do que vem sendo prometido, a cada eleição.
Vivemos uma enxurrada de propaganda e argumentos marcados pelo ódio e pelo engodo, muitas vezes de responsabilidade de grandes entusiastas ideológicos, também eleitores, que findam por esquecer o que de mais importante há em uma campanha eleitoral: o conhecimento das propostas e dos meios pelos quais seus candidatos as cumprirão.
Em três semanas, o cidadão brasileiro porá um fim nos acirrados debates virtuais, apertando a tecla “confirma”.   A magistratura paraibana, a quem cumpre assegurar que essa manifestação decorra exclusivamente da livre vontade do eleitor, espera que ela também seja consciente. Passou da hora de buscarmos na internet – com a mesma maestria que encontramos memes, vídeos constrangedores e fake news –, os programas e propostas dos candidatos e passá-los em revista. Com até mais facilidade que temos para vociferar e acusar, podemos avaliar “quem” quer fazer, o “que” quer fazer e “como” se propõe a fazer mais e melhor pelo povo brasileiro.
Talvez assim nos aproximemos dos debates que realmente importam ao futuro da nação; os que conduzirão a reformas estruturantes em educação, saúde, emprego, moradia e segurança, sem a odiosa poluição das ruas e das redes sociais.

Tags

Leia tudo sobre o tema e siga

MAIS LIDAS

Arthur Urso leva “esposas” para passear sem roupa íntima na orla de João Pessoa

Professores da UFPB desistem de candidatura e apoiam Terezinha e Mônica

Anteriores

Cida Gonçalves, ministra das mulheres, e João Azevêdo

João recebe ministra Cida Gonçalves e discute ampliação de políticas públicas em defesa da mulher na PB

Procon-JP fiscalização

Procon-JP notifica 19 postos após denúncias de aumento indevido no preço da gasolina

Relógios apreendidos na operação

Polícia prende em João Pessoa servidor do TJPE por suspeita de corrupção e lavagem de dinheiro

Jannyne Dantas

Justiça mantém prisão de Jannyne Dantas, ex-diretora do Hospital Padre Zé

Gaeco operação curandeiros II

Gaeco deflagra operação contra fraude para libertar presos de forma irregular

Corrida da fogueira em campina grande

Prefeitura de Campina Grande abre inscrições para Corrida da Fogueira

Técnicos do TRE-DF realizam a conferência e a lacração de urnas eletrônicas para o 1º turno das Eleições 2022.

MPPB e Procuradoria Regional Eleitoral discutem atuação de promotores nas eleições 2024

Violência contra mulheres, estupro

A cada 8 minutos, uma mulher é vítima de estupro no país

90101644-eef1-470c-865b-76d15822810a

Ministra das Mulheres participa de sessão um dia após “equívocos” do presidente da AL

joaobenedito (1)

TJ aprova criação de mais sete vagas de desembargador na PB