Notícias de João Pessoa, paraíba, Brasil

UFPB testa nova técnica para detectar covid-19 por meio da saliva

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

 

A Universidade Federal da Paraíba (UFPB) deu início à validação de uma nova técnica que utiliza inteligência artificial para detecção de covid-19, por meio da saliva. A coleta das amostras está sendo realizada em membros da comunidade acadêmica submetidos ao teste RT-PCR na Sala de Testagem instalada no Centro de Ciências Médicas (CCM), no campus I, e a meta é de atingir pelo menos mil amostras na universidade para validação do método de triagem, que ainda precisa ser aprovado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

De acordo com a coordenadora do Laboratório de Biologia Molecular (Labimol/CCM) da UFPB, Profa. Eloíza Helena Campana, a coleta das amostras já foi iniciada e no Labimol foi instalado um espectrômetro, equipamento portátil que dispõe de um programa de inteligência artificial para detecção da presença do vírus SARS-COV2. A equipe que atuará diretamente na validação da nova técnica na universidade é de aproximadamente 15 pessoas, entre professores, alunos e técnicos.

“Junto com a coleta da Sala de Testagem, vamos fazer a coleta da saliva em pessoas da comunidade acadêmica que aceitem participar da validação da técnica, mediante termo de consentimento. Faremos a coleta de uma amostra da saliva em um frasco, um procedimento rápido, não-invasivo e sem custo para o voluntário, porque já está sendo financiado pelo governo federal”, explicou Eloíza, que é docente do Departamento de Ciências Farmacêuticas.

As amostras coletadas serão analisadas pelo equipamento em aproximadamente dois minutos – bem mais rápido, portanto, do que o PCR, cujo resultado tem sido liberado pela universidade em até 48 horas. No entanto, a coordenadora do Labmol explica que a técnica é uma nova tecnologia que pode contribuir para ampliar as possibilidades de monitoramento da covid-19 no Brasil, mas não substitui o exame molecular. “Essa validação será muito importante para a implementação de uma técnica de triagem mais rápida e em larga escala em nosso país, mas o PCR continuará sendo o exame de referência para o diagnóstico”, esclareceu.

A UFPB é uma das nove universidades federais que iniciaram a validação do método de triagem e recebeu, no final do ano passado, uma verba de R$ 3 milhões do governo federal para viabilizar a iniciativa, inserida no projeto Laboratório de Campanha, financiado pelo Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI).

O projeto, que busca ampliar a capacidade de testagem da covid-19 nos estados, envolve 13 universidades públicas, sendo mais três no Nordeste – federais de Pernambuco (UFPE) e do Oeste da Bahia (UFOB) e a Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), também na Bahia.

Três laboratórios da UFPB têm auxiliado nesse diagnóstico de covid-19 na Paraíba, realizando análises das amostras colhidas pela Secretaria de Saúde do Estado e pelas secretarias de saúde municipais, em parceria com o Laboratório Central de Saúde Pública da Paraíba (Lacen-PB).

Tags

Leia tudo sobre o tema e siga

MAIS LIDAS

Taioba Discos inaugura primeira loja física em JP com Soft Opening exclusivo

Banco do Nordeste nomeia novo superintendente na Paraíba

Prefeito paraibano fala de “infelicidade” de ter filhos autistas e servidora acrescenta: “São doidos”

Anteriores

WhatsApp Image 2024-07-22 at 16.38.28

Francisco Fidelis registra candidatura à vaga de desembargador da Paraíba pelo Quinto Constitucional do TJ-PB

7c5c6b32-034e-4b1c-87c9-53518e96f3a4

Pagamento de julho dos servidores estaduais será feito nos dias 25 e 26

Pao-e-Leite-Divulgacao

Beneficiários do Pão e Leite têm até o fim de julho para atualizar cadastro

Promotoria-Sousa

MPPB expede recomendação sobre a vedação dos conselhos tutelares nas eleições

Gervásio com a prefeita Luciene e Raíssa, Brejo dos Santos

Gervásio participa de convenção que homologou chapa Luciene e Raissa em Brejo dos Santos

Bruno e Romero

Pedro diz que é mais fácil Romero manter aliança com Bruno e indicar nome do vice

Concurso, freepik 1

BNDES divulga edital de concurso com 150 vagas e salário de R$ 21 mil

Creci-PB - Fórum Sta Luzia

Em Bananeiras: Creci-PB participa de debate sobre instalação de Fórum de desenvolvimento urbano

Celest 2

Centro de Línguas Estrangeiras divulga lista de classificados para as vagas de 2024.2

Nilvan Ferreira recebe apoio de vereadora Ivonete Barros

Ivonete Barros retira pré-candidatura e anuncia apoio a Nilvan Ferreira em Santa Rita