UFPB oferece curso de aperfeiçoamento para professores de matemática

O Departamento de Matemática, da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), abre inscrições, até segunda-feira (20), para o Programa de Aperfeiçoamento de Professores de Matemática do Ensino Médio (Papmem). Interessados podem se inscrever pelo site.

A iniciativa ocorre, de 27 a 31 deste mês, das 9h às 17h, no Auditório I do Bloco C da Central de Aulas da UFPB, no Campus I, em João Pessoa.

As aulas expositivas serão pela manhã e transmitidas ao vivo do Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA). No período da tarde, haverá estudos dirigidos supervisionados por professores da UFPB.

Para a professora do Departamento de Matemática da UFPB, Flávia Jerônimo, é uma ocasião para aproximar o conhecimento matemático científico do escolar.

“É muito salutar a oportunidade. Estreita a distância do ensino acadêmico da vivência nas escolas. A beleza e a realidade da matemática são negligenciadas no ensino escolar. Há um programa na educação básica que não bate com o dever científico”, enfatiza.

Flávia Jerônimo destaca ainda que é uma chance de requalificação para os professores da educação básica diante das lacunas da estrutura curricular e das dificuldades do ensino de matemática no Brasil.

“Os professores em escolas ganham pouco e trabalham muito. Não têm tempo para aperfeiçoamentos e acabam repassando conteúdos de fórmulas decoradas. Quando chegam à universidade, como alunos, são surpreendidos, porque não tiveram espaço para o conhecimento da matemática de fato”, ressalta a professora.

Mais informações podem ser obtidas na página do programa e pelo e-mail papmemufpb@gmail.com.

Comentários

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.