Notícias de João Pessoa, paraíba, Brasil

UFPB lança livro de Rosa Godoy hoje na Fundação Casa de J. Américo

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

A Universidade Federal da Paraíba (UFPB) lança nesta sexta-feira (9), no auditório da Fundação Casa de José Américo, em João Pessoa, o livro "O Regionalismo Nordestino", da professora Rosa Maria Godoy Silveira. O lançamento acontecerá às 17h, com as presenças do secretário da Educação e Cultura do Estado, Francisco Sales Gaudêncio, da presidente da FCJA, Letícia Maia, dentre várias personalidades.

O livro aborda o processo da crise do espaço regional então chamado Norte (hoje Nordeste) na segunda metade do século XIX, durante o império brasileiro. A Fundação Casa de José Américo está localizada na Avenida Cabo Branco, 3336, orla marítima da Capital.

Resumo – O enfoque se concentra na região açucareira das províncias de Pernambuco e Paraíba. Aponta como foi configurado este território e como se produziu esta crise, com a perda de seu poder político, a nível nacional, durante o processo de modernização do país, em que emerge uma outra hegemonia: a dos cafeicultores escravistas fluminenses. Neste processo, é analisada a atuação do Estado imperial em suas relações com a região Norte.

A crise é percebida pelas elites regionais nortistas, que se manifestam através de um discurso que expressa os principais problemas da região, naquele época: a falta de capitais para modernizar a produção açucareira, a falta de uma infra-estrutura mais adequada para a circulação comercial, a perda de mão-de-obra para a região Centro-Sul depois da abolição do tráfico intercontinental de escravos, a falta de apoio do Estado brasileiro.

Os argumentos desse discurso constituem o regionalismo "nordestino", que iria adquirir outras formas de expressão no século XX, mas tendo como núcleo a percepção da desigualdade regional frente à região Centro-Sul (atual Sudeste).

Quem é – A professora Rosa Godoy tem Graduação em História pela Universidade de São Paulo (1971), mestrado em História Social pela Universidade de São Paulo (1974), Especialização em Relações Internacionais pela Universidade de Nice (França- 1974-1975), doutorado em História Econômica pela Universidade de São Paulo (1981) e pós- doutorado pela Universidade de São Paulo (1986).
Atualmente, é professora colaboradora dos Programas de Pós- Graduação em História da Universidade Federal da Paraíba e da Universidade Federal de Pernambuco, e do Programa de Pós- Graduação em Ciências Jurídicas/Área de Concentração em Direitos Humanos da Universidade Federal da Paraíba, onde ministra disciplinas, realiza pesquisas e orienta Dissertações e Teses.

Rosa Maria Godoy preside a ONG Coletivo de Cultura e Educação Meio do Mundo. Membro dos Conselhos Editoriais da Revista Saeculum (História-UFPB) e da Revista eletrônica Artemis. Linhas de Pesquisa: Poder e relações sociais no Norte e Nordeste (UFPE); Ensino de História e Saberes Históricos (UFPB-História) e Democracia, Cultura e Educação em Direitos Humanos (UFPB-Direitos Humanos). A pesquisadora desenvolve, sobretudo, projetos relacionados à Cultura Histórica, Historiografia e Ensino de História e Cultura Histórica e Educação em Direitos Humanos.

Tags

Leia tudo sobre o tema e siga

MAIS LIDAS

Operação da PF apura fraudes em financiamentos no Pronaf

Morre em João Pessoa o empresário Manoel Bezerra, dono das pousadas Bandeirantes

Juiz determina continuidade do concurso de Bayeux, suspenso desde 2021

Anteriores

Taxi 1

Taxista é preso suspeito de estuprar menina de 10 anos em João Pessoa

Renegociação de dívidas, freepik

Procon-PB realiza a partir de 2ª feira mutirão de renegociações de dívidas em JP

PMJP 21

Prefeitura de João Pessoa altera horário de expediente, que passa a ser de 8h às 14h

PRF fiscalização

Caminhoneiro é flagrado pela PRF portando nove comprimidos de rebite

Luciano Cartaxo 2

Luciano Cartaxo agradece apoio de Couto e fala como como pré-candidato novamente

Caixa econômica 22

Bancos funcionam normalmente hoje e fecham na sexta-feira

Dívidas, consulta

Governo prorroga Desenrola pela segunda vez; prazo vai até 20 de maio

Mercado em JP

Veja funcionamento dos mercados, feiras e shoppings populares nesta quinta e sexta-feira

Bica 1

Bica abre nesta quinta e sexta-feira e promove caça aos ovos no Sábado de Aleluia

Cadeado, prisão

Justiça mantém prisão de médico que agrediu ex-esposa após audiência de divórcio