UFPB inscreve para estudantes apoiadores; são 49 vagas e bolsa de R$ 500

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

O Comitê de Inclusão e Acessibilidade (CIA) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) abriu edital emergencial para cadastro de reserva e convocação imediata de estudantes apoiadores. Ao todo, estão sendo disponibilizadas 49 vagas para todos os campi da Instituição. O valor total da bolsa é de R$500,00 mensais.

Os interessados devem se inscrever até a próxima quarta-feira (3), por meio do Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (SIGAA), na aba “bolsas”. O estudante deve anexar sua documentação e a de seus familiares, caso necessário.

Segundo o edital, aberto na última quinta-feira (28), o candidato pode se candidatar apenas para uma vaga. Os apoiadores selecionados irão acompanhar alunos com deficiência que ingressaram no semestre 2020.1, ou que ainda não possuem ou necessitam trocar de apoiador.

O processo contém três etapas, sendo avaliação socioeconômica, capacitação e prova teórica em conjunto de questionário. Os candidatos devem estar regularmente matriculados nos cursos de graduação, na modalidade presencial; ser obrigatoriamente do mesmo campus onde se encontra o estudante que deseja apoiar; e, ainda, deverão ser, preferencialmente, do mesmo curso ou da mesma área do curso do estudante assistido.

O interessado deverá ter disponibilidade, obrigatoriamente, de 20h semanais. Além disso, no início do apoio deverá disponibilizar 4h semanais dentre as 20h exigidas para receber orientações específicas sobre a deficiência do aluno para o qual foi selecionado junto à coordenação do CIA e à supervisão do estágio de Terapia Ocupacional vinculado ao CIA.

Os apoiadores deverão respeitar as necessidades educacionais de cada área de deficiência ou alteração decorrente de sequelas física motora, auditiva, visual, de Transtornos Globais do Desenvolvimento/TEA (Transtorno do Espectro Autista), Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) e outras demandas pedagógicas.

Os candidatos que já tenham sido alunos apoiadores têm a oportunidade de aproveitar a nota obtida na prova feita durante a seleção para a qual foram selecionados ou também podem ser dispensados da palestra de orientação (2018.2; 2019.1, 2019.2; 2020.1, 2020.2 e 2021.1). A dispensa em ambos os casos somente será efetivada mediante a apresentação do certificado da palestra fornecido nos respectivos períodos.

O resultado final será divulgado no dia 25 de novembro, no endereço eletrônico do CIA. Mais informações podem ser obtidas pelo edital ou e-mail [email protected].

Tags

Leia tudo sobre o tema e siga

MAIS LIDAS

Réveillon promovido pela Prefeitura de João Pessoa reúne multidão na orla

Fábio Nogueira assume a Presidência do TCE nesta sexta-feira

Anvisa suspende fabricação e comercialização de massa de tapioca por conter creatina

Anteriores

kemerson

Família procura por jovem desaparecido em Campina Grande; desespero aumenta com fake News

WhatsApp_Image_2025-01-12_at_22.07.19

Desembargador aposentado Júlio Aurélio Moreira Coutinho morre aos 89 anos

academia FOTO Pixabay

Policial militar morre após passar mal em academia em João Pessoa

deslizamento terra ipatinga mg FOTO bombeiros MG

Deslizamentos em Ipatinga deixam pelo menos cinco mortos

hospital FOTO marcello casal jr agencia brasil

Quebra de patente e acompanhamento podem viabilizar semaglutida no SUS

e65d922c-5493-43c8-ab5a-eb7b5b859141

João Azevêdo lança nesta segunda-feira plano de obras “Paraíba 2025-2026”

54258868013_b3a301c967_c

Novo presidente do TCE convoca gestores e sociedade para pactos pela cidadania e educação 

empregada domestica FOTO Pixabay

Sine-PB oferta 889 vagas de emprego em nove municípios

conab

Conab define banca para novo concurso; João Pessoa terá locais de prova

Polícia apreende 11 kg de maconha durante ação em Campina Grande

Polícia apreende 11 kg de maconha durante ação em Campina Grande