Notícias de João Pessoa, paraíba, Brasil

TV Senado é notificada e recebe punição após discurso de Cícero Lucena

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

BRASÍLIA – Na mira da Justiça Eleitoral, a TV Senado suspendeu, desde a última quinta-feira, a retransmissão das sessões do plenário. Até o fim do período eleitoral, a TV só fará a transmissão ao vivo das sessões do Senado. A orientação partiu da Advocacia Geral da Casa, depois que a subprocuradora-geral eleitoral, Sandra Cureau, notificou o Senado duas vezes, solicitando informações sobre pronunciamentos feitos pelos senadores Geraldo Mesquita (PMDB-AC) e Cícero Lucena (PSDB-PB). A subprocuradora tomou essa iniciativa após receber denúncias de que os dois parlamentares teriam usado seus discursos na tribuna do Senado para "fazer apologia" à candidatura presidencial do tucano José Serra.

Temendo que essa iniciativa da subprocuradora possa desencadear uma ação na Justiça Eleitoral que cerceie a atuação dos parlamentares, o presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP), e o 1º secretário, senador Heráclito Fortes (DEM-PI), reuniram-se na última quinta para tratar do assunto. Na terça, Sarney vai se reunir com o presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Ricardo Lewandowski, para falar da preocupação com a situação que, para ele, fere o dispositivo constitucional da inviolabilidade na tribuna.

O senador Geraldo Mesquita adianta que não aceita censura em seus pronunciamentos. No dia 9 de abril, ele usou a tribuna do Senado para anunciar sua disposição de apoiar a candidatura de Serra à Presidência.

– Por ocasião das últimas eleições municipais, fui fazer uma visita ao Serra, que me recebeu gentilmente, como é de praxe, e conversamos sobre o quadro eleitoral no Acre. Tivemos uma conversa longa e boa, e, já naquela ocasião, eu disse a ele: "Governador, eu queria dizer à vossa excelência que, em 2010, a minha prioridade, como militante político, será a sua candidatura à Presidência, muito mais do que uma eventual candidatura minha à reeleição para o Senado" – discursou Mesquita na ocasião.

Para Cícero Lucena, o curioso é que as duas notificações tenham sido feitas para denunciar um suposto favorecimento do candidato do PSDB, embora muitos outros sejam feitos em favor da candidata do PT, Dilma Rousseff. Em pronunciamento em 12 de abril, o senador reproduziu trechos do discurso feito por Serra em encontro do PSDB, DEM e PPS no qual ele assumiu sua candidatura presidencial.

– Gostaria de ver esse mesmo nível de cobrança da subprocuradora em relação ao comportamento de Lula nesta eleição – disparou o tucano.

 

Globo
 

Tags

Leia tudo sobre o tema e siga

MAIS LIDAS

UEPB: uma crise democrática

Confusão continua: TRE nega ter chancelado posse de Raissa Lacerda na Câmara

Anteriores

zezo rai saia rodada luan

São João de Bananeiras tem Xand Avião, projeto A Vontade e outras atrações

gate policia militar pb

Operação prende em João Pessoa um dos criminosos mais procurados da Justiça do Amazonas

Brasília - 22.05.2023 - Foto da Fachada do Congresso Nacional, em Brasília. Foto: Antônio Cruz/ Agência Brasil

Lula classifica de insanidade proposta que equipara aborto a homicídio

reporter mauricio ferraz

Fantástico repercute desabamento no Up Garden, em João Pessoa, que deixou 44 feridos

celular FOTO Pixabay

Jovem é morto em SP após ir a encontro marcado por aplicativo

lula presidente FOTO ricardo stuckert presidencia da republica

Brasil está pronto para acordo Mercosul e União Europeia, diz Lula

janones deputado FOTO renato araujo camara dos deputados

STF tem maioria para tornar Janones réu por postagens contra Bolsonaro

carretas pegam fogo br101 mamanguape 140624

Carreta que pegou fogo na PB continua na rodovia, parcialmente interditada, e motorista morre no hospital

henrique e juliano FOTO insta

Henrique e Juliano se apresentam no São João de Campina Grande, neste sábado

mega sena FOTO rafael neddermeyer agencia brasil

Mega-Sena sorteia neste sábado prêmio acumulado em R$ 47 milhões