TV Cabo Branco lança sinal digital

Amanhã será um dia que ficará para sempre marcado na história da televisão paraibana. A TV Cabo Branco vai lançar suas transmissões digitais oficialmente com a presença de autoridades locais, representantes da TV Globo e profissionais do mercado publicitário paraibano em uma cerimônia no prédio da emissora, na capital, a partir das 18 horas. O diretor-geral da Globo, Octávio Florisbal confirmou presença.

A solenidade vai apresentar os benefícios do sinal digital para cerca de 300 convidados e terá a participação da cantora paraibana Elba Ramalho, que interpretará sua versão da célebre canção “Meu Sublime Torrão”, considerada o hino popular de João Pessoa.

“Já é notável o impacto que o novo sistema está tendo na Paraíba. A implantação da TV digital é um acontecimento de grande relevância onde quer que seja e é um orgulho para nós sermos os responsáveis por esse marco aqui no Estado”, declarou Eduardo Carlos, diretor-presidente da Rede Paraíba de Comunicação – grupo a que pertence a TV Cabo Branco.

A afiliada da Rede Globo na capital paraibana iniciou suas transmissões digitais pelo canal 19 UHF no dia 21 de fevereiro deste ano, só que em caráter experimental. Pioneira, a emissora é a primeira e única do Estado que possui todo o equipamento necessário para transmitir o sinal digital.

O lançamento oficial, que acontecerá amanhã, representa o último passo de uma longa trajetória para a implantação do novo sistema, que teve início em junho do ano passado. Estima-se que a empresa tenha gasto cerca de R$ 5 milhões com ações e equipamentos nos últimos meses. O período de pré-implantação incluiu a aquisição do transmissor NEC, no Japão, do sistema operacional Harris, nos Estados Unidos e da antena Kathrein, na Alemanha. Cada compra exigiu a presença de técnicos e engenheiros da emissora no país de origem do equipamento, para testes e aprovações.

“Todos nós trabalhamos intensamente durante todo esse tempo para cumprir nossas metas e garantir hoje um sinal de qualidade em toda a região metropolitana João Pessoa. O lançamento da transmissão é um momento muito esperado por todos nós e está mostrando os frutos do nosso profissionalismo e da nossa dedicação”, afirmou Edinaldo Barbosa, gerente de Engenharia da TV Cabo Branco.

Os telespectadores que já adquiriram o equipamento necessário para sintonizar o canal digital (conversor externo, em alguns casos antena UHF, e/ou TV com conversor interno) podem conferir em casa as atrações globais com maior riqueza de detalhes, cores vibrantes, profundidade mais perceptível e de som impecável. Além de toda a programação ser exibida com qualidade digital, algumas atrações são transmitidas em alta definição, a exemplo de A Grande Família, a novela Caminho das Índias, os filmes da Tela Quente e os principais jogos de futebol. Atualmente já são mais de dez programas em HD (sigla em inglês para high definition – alta definição).

A TV digital estreou no Brasil em 2 de dezembro de 2007, na cidade de São Paulo. Em pouco mais de um ano e meio, o sinal digital já cobre 15 capitais e outras quatro cidades brasileiras. De acordo com o ministro das Comunicações, Hélio Costa, o cronograma da implantação está adiantado em mais de um ano. No caso específico da capital paraibana, as emissoras locais deveriam iniciar as transmissões em setembro de 2010. O ministro prevê a chegada da TV digital a todas as capitais até o final deste ano.

Do Parlamentopb com o Jornal da Paraíba
 

Comentários

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.