TV Cabo Branco é primeira emissora a transmitir sinal digital

O ministro das Comunicações, Hélio Costa, assinou hoje em Brasília a consignação de três canais digitais para emissoras da capital João Pessoa. Destas, apenas a TV Cabo Branco, já transmitia em caráter experimental, passa a exibir sua programação digital em caráter definitivo fazendo de João Pessoa a vigésima cidade brasileira com sinal para transmissão digital. A TV Correio e a TV Tambaú também receberam a autorização.

Estiveram presentes à solenidade, em Brasília, o diretor-presidente da Rede Paraíba de Comunicação, Eduardo Carlos; o superintendente do grupo, Guilherme Lima; o empresário José Carlos da Silva Júnior, do grupo São Braz.

"O recebimento da outorga e o fato de fazer uma TV de alta definição é para nós um motivo de muito orgulho e de muita satisfação. Teremos uma televisão da mais alta qualidade", disse José Carlos da Silva Júnior.

Ao comentar o calendário de implantação da TV digital no Brasil, Hélio Costa afirmou que graças ao empenho do governo federal e das empresas de comunicação, a exemplo da TV Cabo Branco, o processo está adiantado em dois anos. “Nós deveríamos estar pensando na chegada da televisão digital em João Pessoa só em julho de 2011”, lembrou. De acordo com o ministro, a Televisão Digital deve chegar a todos os estados ainda este ano. “Até dezembro todas as capitais deverão estar aptas para emitir o sinal digital e pelo menos outras 30 cidades-pólo estarão integradas ao mundo digital”, afirmou.

Hélio Costa destacou ainda a importância das pesquisas realizadas no estado da Paraíba para o desenvolvimento da TV Digital brasileira, especificamente para a produção do decodificador Ginga, ferramenta que possibilita fazer adequações ao sistema japonês. “Foi na Universidade Federal da Paraíba que encontramos os caminhos para fazermos o melhor sistema operacional de Televisão Digital do mundo. Os paraibanos têm que estar muito orgulhosos porque a Paraíba foi fundamental na criação do Sistema Brasileiro de Televisão Digital”, afirmou. O ministro explicou que o sistema de interatividade japonês é direcionado para o comércio eletrônico e que foi preciso fazer adequações para chegar a um produto que tivesse as funcionalidades pensadas para o sistema brasileiro. “Nós queríamos uma televisão digital que pudesse ser voltada para os problemas sociais. Nós criamos ferramentas que podem fazer da TV Digital, daqui pra frente, um instrumento de cultura, de educação, de segurança pública. Nós tivemos o cuidado de nacionalizar o sistema”, disse.

De acordo com o cronograma do MC até 2013 todas os municípios brasileiros deverão possuir o sinal para transmissão digital. Em 2016 a transmissão analógica de sinais será extinta.

Pioneirismo – A TV Cabo Branco já transmite o sinal digital em caráter experimental a quase três meses. A imagem é seis vezes mais nítida e o som, mais límpido. A nova antena foi instalada em janeiro, quando os telespectadores puderam conhecer a nova tecnologia, através do canal 19 UHF. Para conhecer a tecnologia digital basta ter um conversor acoplado a um aparelho de televisão, não necessariamente de LCD ou plasma.

Comentários

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.