Tribunal do Júri da Capital retoma julgamentos

 O primeiro júri de 2014 está marcado para acontecer no dia 03 de fevereiro, no 1º Tribunal do Júri da Capital, onde tramitam 1.566 processos ativos. As audiências, que começaram desde a última terça-feira (21), estão agendadas até o final de março. A cada dois meses é feito um novo sorteio para marcar os júris subsequentes.

O titular do 1º Tribunal do Júri da Capital é o juiz Marcos Aurélio Jatobá Filho, que também responde pelo 2º Tribunal do Júri da cidade. O juiz Marcos William de Oliveira, que respondia anteriormente pelo 1º Tribunal, se encontra atualmente substituindo a desembargadora Maria das Neves do Egito, no Tribunal de Justiça. Já o responsável pelo 2º Tribunal, juiz Marcial Henrique da Cruz, se encontra respondendo pela comarca de Bayeux.
 
O cartório do 1º Tribunal funciona das 12h00min às 19h00min, de segunda à quinta-feira. Já na sexta-feira, o expediente é das 07h00min às 14h00min, funcionando com três servidores e uma estagiária. No mês que não tem Júri, são realizadas as audiências. E os processos são elaborados desde o início, com as devidas instruções até o julgamento final.
 
Já o 2º Tribunal do Júri está com as pautas em andamento, previsto apenas para ocorrer os primeiros julgamentos do ano, no mês de março. As audiências já estão sendo realizadas desde o dia 20 deste mês. Até o final de fevereiro a pauta dos julgamentos para o segundo trimestre do ano será divulgada.
 
Tramitam no cartório do 2º Tribunal em torno de 2.300 processos ativos. Com quatro servidores, o cartório funciona também das 12h00min às 19h00min de segunda à quinta-feira e, na sexta-feira, das 07h00min às 14h00min, seguindo o mesmo horário do Tribunal de Justiça da Paraíba.
 
Até março, que serão definidos os primeiros julgamentos do mês, o cartório ficará funcionando no preparo dos processos para as audiências e as sessões de julgamentos e nas atividades de rotina, entre elas, o cumprimento do processo e o despacho do juiz.
 
O juiz Marcos Aurélio Jatobá Filho, que responde também pelo 2º Tribunal do Júri, permanecerá no cargo até o dia 05 de fevereiro, ocasião em que o novo titular da unidade judiciária em questão será apresentado.
 
Especializado em homicídios, o 1º e o 2º Tribunal do Júri de João Pessoa seguirão com as pautas de julgamentos durante o ano, divulgando as datas dos devidos júris de acordo com sorteios realizados por cada Tribunal, a cada dois meses. As informações foram prestadas pelo analista judiciário, Aroldo Faustino Diniz, do cartório do 2º Tribunal do Júri, e pela analista judiciária, Maísa Gonçalves Prata, do cartório do 1º Tribunal.
 
O 1º e o 2º Tribunal do Júri funcionam no prédio do Fórum Criminal de João Pessoa, na avenida João Machado, esquina com a rua Rodrigues de Aquino, centro da Capital.

Comentários

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.