Notícias de João Pessoa, paraíba, Brasil

Tribunal de Justiça instala Juizado de Violência contra a mulher

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

O Tribunal de Justiça da Paraíba inaugura nesta segunda-feira (30), às 16 horas, o Juizado Especial de Violência Doméstica e Famíliar Contra a Mulher em João Pessoa, unidade judiciária que irá funcionar no antigo prédio da Funape (Fundação de Apoio à Pesquisa e Extensão) da UFPB, situada na Praça Barão do Rio Branco, Centro da Capital. Será o segundo juizado da mulher na Paraíba, já que a unidade de Campina Grande começou a funcionar em outubro do ano passado. Com essa iniciativa o presidente do TJPB, desembargador Abraham Lincoln da Cunha Ramos, cumpre mais uma das metas de sua gestão e atende às orientações do Conselho Nacional de Justiça.

O Juizado de Violência contra a Mulher vai funcionar com a parceria da UFPB, que além de ceder o prédio com a estrutura adequada às exigências do CNJ, disponibilizará também o apoio jurídico através do seu Centro Acadêmico. O TJ equipou as instalações com sala de espera privativa, cartório judicial, oficial de justiça e gabinete do juiz, além do apoio psicológico, psiquiátrico e de Serviço Social. O usuário terá ainda os serviços indispensáveis da Defensoria Pública e do Ministério Público.

A juíza Antonieta Lúcia Maroja Arcoverde Nóbrega Machado, que vai responder pelo Juizado, destacou a instalação daquela unidade judiciária. Ela enfatizou que é importante o atendimento adequado e que não provoque uma revitimização às pessoas já fragilizadas pela violência sofrida. “Haverá uma estrutura multidisciplinar, com psicólogos, assistentes sociais, médicos, pedagogos. Poderemos também recorrer a outras áreas para que o atendimento seja mais eficaz, se for o caso. Com esta atuação, também teremos o apoio das ONGs e secretarias de Município e Estado, que são engajadas nesta luta e que ajudarão na efetividade das medidas aplicadas”, assegurou.

O reitor Rômulo Polari, da UFPB, ao avaliar a parceria com o Tribunal de Justiça, enfatizou a relevância acadêmica para a instituição de ensino, além de prestar um importante serviço à sociedade.  “Através deste convênio vamos abrir muitas oportunidades para estágios e participação direta em atividade de pesquisa e, assim, os alunos vão poder levar um pouco da prática para as suas atividades cotidianas de ensino. Abre um leque multidisciplinar muito interessante”, afirmou.

Tags

Leia tudo sobre o tema e siga

MAIS LIDAS

Arthur Urso leva “esposas” para passear sem roupa íntima na orla de João Pessoa

Professores da UFPB desistem de candidatura e apoiam Terezinha e Mônica

Anteriores

imgDescNoticia_15501649952_foto_N

Luciano Mariz anuncia apoio a Terezinha e Mônica

onibus1 (1)

Governo acompanha entrega de novos ônibus para linhas de Cabedelo

WhatsApp Image 2024-04-18 at 13.22.24

Funcionárias são exoneradas depois de filmarem creche inundada em Santa Rita

WhatsApp-Image-2024-02-09-at-06.38.52-800x500

Segundo acusado de matar lutador de MMA vai a júri em Cabedelo

diretor-do-Hospital-Padre-Ze-o-paroco-Egidio-de-Carvalho-800x500-1-750x375

Padre Egídio consegue prisão domiciliar, mas terá que usar tornozeleira

Vacina dengue

João Pessoa amplia público-alvo para vacina contra a dengue

Octávio Paulo Neto, promotor, coordenador do Gaeco

Coordenador do Gaeco explica medidas alternativas para Padre Egídio: “O processo penal não é vingança”

Polícia civil da paraíba

Homem é preso por oferecer drogas e estuprar menina de 11 anos

Wladimir Costa, ex-deputado federal, foto Câmara dos Deputados

PF prende ex-deputado federal conhecido por tatuar nome de Temer no ombro

Bruno Cunha Lima durante reunião

Prefeitura de CG assina acordo e garante corrida gratuita na Uber para mulheres vítimas de violência