Notícias de João Pessoa, paraíba, Brasil

Tribunal acata ação de prefeita contra Câmara de Piancó

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

Na sessão de hoje, o Pleno do Tribunal de Justiça da Paraíba julgou inconstitucional, por unanimidade, o artigo 7º e anexos da Lei  n. 1.250/2007 (Lei Orçamentária Anual-LOA),  que estima a receita e fixa a despesa do Município de Piancó para o exercício de 2007.

A Ação Direta de Inconstitucionalidade foi ajuizada pela prefeita Flávia Serra Galdino contra a Câmara Municipal. A promovente alega que, após encaminhar o projeto da LOA ao Poder Legislativo, os vereadores apresentaram emendas “alterando a destinação de recursos da Secretaria de Infraestrutura para a Câmara Municipal de Piancó”, conforme consta do relatório.

Ainda segundo o relatório, a prefeita vetou as emendas sob o fundamento de contrariedade “à política orçamentária do Município de Piancó, previamente estabelecida no Plano Plurianual”. Entendeu que as emendas causariam danos irreversíveis para as políticas administrativas e  públicas, anteriormente estabelecidas pela Administração Municipal.

Devolvido à Câmara, o Projeto teve o veto rejeitado, por maioria de votos, sendo mantido o remanejamento de verbas públicas em benefício do Poder Legislativo. Para a prefeita, conforme o relatório, “a Câmara Municipal de Piancó, ao implementar o remanejamento de receitas previstas no projeto originário da LOA, incidiu em flagrante inconstitucionalidade”.

De acordo com a promovente, além de legislar em seu proveito próprio, retirando valores que seriam alocados para a Secretaria de Infraestrutura, a Câmara também estaria gerenciando indevidamente sob matéria de competência exclusiva do Poder Executivo, agredindo a repartição de poderes (art. 6º da CE) e atacando o princípio da reserva da iniciativa (art. 21, § 1º, art. 63, § 1º, inc. II, alínea “b” e art. 166, inc. III da CE). 

Em seu voto, o relator do processo, desembargador Antônio de Pádua Lima Montenegro, destacou que: “Muito embora não tenha havido aumento de despesa, haja vista que apenas houve um remanejamento de receita de uma unidade orçamentária para outra, entendo que a emenda parlamentar acrescida ao projeto originário da lei orçamentária anual é inconstitucional, em virtude de não se enquadrar em nenhuma das hipóteses permissivas previstas no § 3º do art. 169 da Constituição Estadual.”.
 

Tags

Leia tudo sobre o tema e siga

MAIS LIDAS

Operação da PF apura fraudes em financiamentos no Pronaf

Morre em João Pessoa o empresário Manoel Bezerra, dono das pousadas Bandeirantes

Juiz determina continuidade do concurso de Bayeux, suspenso desde 2021

Anteriores

Ataques aos Três Poderes

Maioria dos brasileiros é contra anistia para responsáveis pelo 8/1, aponta Datafolha

Gualter Ramalho

Presidente da Unimed JP anuncia ampliação de unidades de atendimento

Plenário do Senado Federal durante sessão deliberativa semipresencial. Ordem do dia.

Plenário analisa indicações da Presidência da República para diretorias de agências reguladoras e para a recém-criada Autoridade Nacional de Proteção de Dados.

Em pronunciamento,  senador José Maranhão (MDB-PB).

Foto: Pedro França/Agência Senado

Câmara faz homenagem póstuma ao ex-governador José Maranhão

bruno-morto-533x400

Homem é assassinado no estacionamento do Shopping Pateo Altiplano

trio

Sucesso da Jovem Guarda, Golden Boys, Evinha e Trio Esperança se apresentam na PB no Seis e Meia

gessinger

Virada de preços para shows de Humberto Gessinger em Campina Grande e João Pessoa

postesfios

Paraíba registra mais de 150 acidentes de trânsito com postes no 1º trimestre de 2024

Vereador-Joao-Sufoco-alhandra-751x500

Em sessão extraordinária, vereadores cassam de novo mandato de João Sufoco

Taxi 1

Taxista é preso suspeito de estuprar menina de 10 anos em João Pessoa

Renegociação de dívidas, freepik

Procon-PB realiza a partir de 2ª feira mutirão de renegociações de dívidas em JP