Dezenas de turistas desavisados lotaram a Estação Velha ontem pela manhã em Campina Grande, para a primeira viagem do Expresso Forrozeiro, o “Trem do Forró”. Muitos viajaram mais de 600 quilômetros somente para aproveitar o tradicional passeio e ficaram decepcionados com o cancelamento. A suspensão foi motivada por problemas de manutenção na linha férrea entre Campina Grande e o distrito de Galante. O trecho está passando por um reparo e o percurso que seria realizado hoje, também foi cancelado.
A professora Marta Neiva Parente, 63, que há seis anos viaja de Fortaleza-CE até Campina Grande no mês de junho somente para realizar o passeio no Expresso Forrozeiro, disse que faltou organização. “Se a linha estava com problemas, isso deveria ter sido percebido e consertado com antecedência. O pessoal da organização disse que foi notificado na sexta e que não houve tempo de avisar os turistas, mas isto não justifica. Chegamos agora pela manhã, com um grupo de 43 pessoas, mais ônibus vieram e ninguém foi avisado. Realmente muito triste, tem gente que veio pela primeira vez somente para passear e dançar forró no trem”, desabafou.
A organização dos passeios no trem divulgou que a empresa Transnordestina – responsável pelos trilhos – está fazendo uma manutenção para reparar problemas apresentados pelos dormentos (peças de madeira colocadas transversalmente à via férrea). A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) fez uma análise no trecho e proibiu a circulação dos vagões para evitar possíveis acidentes.
Segundo os organizadores, os forrozeiros que compraram os ingressos para este final de semana terão a opção do ressarcimento do dinheiro ou poderão escolher outros dias datas para fazerem o passeio.
As outras datas (15, 16, 22, 23, e 29 de junho) estão garantidas, segundo a organização. Entretanto, muitos turistas que tiveram despesas com a viagem até Campina foram prejudicados, porque comprariam os ingressos para o trem na hora do passeio.
Correio da Paraíba