O Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB) vai começar a preparação das urnas eletrônicas para as Eleições 2018 a partir da próxima segunda-feira (24). O anúncio foi feito, nessa sexta-feira (21), pelo presidente do TRE-PB, desembargador Romero Marcelo da Fonseca Oliveira.
A juíza Michelini de Oliveira Dantas Jatobá, presidente da Comissão de Preparação das Urnas, é a responsável pela etapa de preparação das urnas. Os trabalhos serão realizados nos Núcleos de Voto Informatizado (NVI), antigos NATUs, que funcionam na Capital, Campina Grande, Patos, Pombal e Cajazeiras.
O Núcleo de Voto Informatizado de João Pessoa está localizado na avenida Hílton Souto Maior, s/n, no bairro do José Américo. Ele foi alvo de bandidos nessa semana, os quais trocaram tiros com o vigilante. Um dos criminosos e o segurança foram internados com ferimento por arma de fogo. Não houve dano às urnas eletrônicas guardadas no local.
Ainda sobre os procedimentos de preparação, estão incluídos a inserção dos dados e fotos dos 621 candidatos, sendo 13 ao cargo de presidente e seus vices, 5 candidatos a governador e seus vices, 7 a senadores e seus suplentes, 159 a deputados federais e 429 a deputados estaduais. Também serão inseridas informações dos eleitores de cada seção, para onde irão as urnas eletrônicas e as mídias para gravação dos resultados.
Representantes do Ministério Público, de partidos políticos e de entidades, como a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), foram convidados para presenciar a carga das urnas. Durante os procedimentos as pessoas presentes podem conferir os dados e acompanhar todas as atividades, para atestar a transparência do processo.
O desembargador Romero Marcelo informou também que serão utilizadas 11.609 mil urnas, sendo que 9.946 destinadas às seções eleitorais, 7 para seções de presos provisórios, 2 para seções de voto em trânsito e 9 para seções de justificativas, contabilizando 10.027 urnas. O restante (1.582 urnas), figurarão como reserva de contingência para casos em que houver a necessidade de substituição de algum equipamento.
Segundo dados estatísticos do Tribunal Superior Eleitoral, os paraibanos terão 422 candidatos homens e 199 candidatas mulheres, para todos os cargos em disputa. Apesar de o eleitorado feminino predominar na Paraíba com 52,9%, os cargos em disputa são de maioria masculina, com 68%, contra 32% feminino.