TRE-PB realiza última sessão do ano com balanço da biometria

O Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB) realizou nesta quinta-feira (19) a última sessão do ano, antes do início do recesso forense, previsto na lei nº 5010/66 para os dias 20 de dezembro a 6 de janeiro de 2014. A pedido do presidente da Corte Eleitoral, desembargador Marcos Cavalcanti de Albuquerque, o secretário de Tecnologia da Informação do TRE-PB, Leonardo Lívio, fez um balanço da campanha da biometria na Paraíba.

Segundo dados atualizados até a última quarta-feira (18), em João Pessoa e Campina Grande – os dois maiores colégios eleitorais da Paraíba – foram recadastrados, respectivamente, 238.272 (49,69%) e 128.699 (46,10%) eleitores. Em dez dos outros 17 municípios onde também ocorre a biometria, a meta de 80% foi ou está bem próxima de ser alcançada: Boa Vista, Massaranduba, Lagoa Seca, Serra da Raiz, Capim, Cuité de Mamanguape, Itapororoca, Emas, Catingueira e Aguiar.

Leonardo Lívio explicou que, com uma média diária de 3 mil atendimentos ao dia em João Pessoa, a projeção da equipe de Informática do TRE-PB é que a Justiça Eleitoral na Paraíba chegue ao final da campanha, em 21 de março de 2014, com a meta alcançada de 80% e, até o final do alistamento, em maio do próximo ano, a mais de 103% de eleitores. “Já estamos em sétimo lugar no Brasil em número de atendimento, o que demonstra nosso esforço em atingir a todo o eleitorado nos 19 municípios que participam desta campanha, dentro do prazo estabelecido pela resolução”, disse.

Em resposta a um questionamento do juiz-membro Eduardo José de Carvalho sobre uma possível prorrogação da campanha da biometria em João Pessoa e Campina Grande, o secretário explicou que o fim do prazo é estabelecido pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e em casos específicos pode ser ampliado. “Pode ser que o TSE venha a reformular a data e o termo final, uma vez que alguns municípios estão tendo dificuldades diante do numero de eleitores a serem recadastrados”, comentou Leonardo Lívio.

O presidente do TRE-PB, desembargador Marcos Cavalcanti de Albuquerque, aproveitou o tema para ler a mensagem encaminhada pela Câmara Municipal de Campina Grande oficiando sobre a aprovação de voto de aplauso ao TRE-PB e ao prefeito Romero Rodrigues pela parceria na abertura do posto de biometria no Museu Vivo, no Açude Novo, para o atendimento aos eleitores de Campina Grande. “Em Campina Grande também estamos com uma boa estrutura para receber o eleitor. É preciso só que todos estejam atentos para não deixar para última hora e sofrer com as filas”, finalizou.

Comentários

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.