Notícias de João Pessoa, paraíba, Brasil

TRE homenageia Ministro Asfor Rocha e sedia lançamento de livro

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

O Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB) homenageará o presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ) , ministro Francisco Cesar Asfor Rocha, em sessão solene a ser realizada nesta quinta-feira (24), às 11h, na sala de sessões do Eleitoral.

O homenageado será condecorado com a Medalha de Alta Distinção da Justiça Eleitoral Paraibana “Desembargador Flodoardo Lima da Silveira” e com o Diploma do Mérito Eleitoral pela sua valiosa contribuição no aperfeiçoamento do direito. A homenagem foi aprovada pela Corte Eleitoral em decisão unânime, na sessão do dia 24 de agosto último.

Livro – Na ocasião, o ministro lançará o livro "Cartas a um Jovem Juiz – Cada processo hospeda uma vida", de sua autoria. A obra  destina-se aos jovens que almejam e desejam uma abordagem ampla, informativa e realista sobre a magistratura. Para isso,  ministro Asfor Rocha expõe os caminhos, dificuldades, desafios e contentamentos de ser um Juiz.

O livro faz parte da série "Cartas a um Jovem", da editora Campus-Elsevier,  que reúne autores consagrados como  Mario Vargas Llosa, Bob Wolfenson, Ivo Pintaguy, Marcelo Glaiser, Francisco Müssnich, Gustavo Cerbasi, Idalberto Chiavenato, Ozires Silva, Alexandre Herchcovith, dentre outros.

Dentre outros livros lançados por ele estão “Clóvis Beviláqua em outras Palavras” e “A Luta pela Efetividade da Jurisdição”. É co-autor ainda das obras “O Novo Código Civil – Estudo em homenagem ao Professor Miguel Reale” e “Direito e Medicina – Aspectos Jurídicos da Medicina”.

Perfil – Francisco Cesar Asfor Rocha, natural de Fortaleza,  é bacharel em "Ciências Jurídicas e Sociais" pela Faculdade de Direito da Universidade Federal do Ceará, em 1971. É especialista  em Teoria Geral do Direito e mestre em Direito Público, também pela Faculdade de Direito da  Universidade Federal do Ceará.

O ministro Cesar Asfor Rocha integra o Superior Tribunal de Justiça (STJ) desde maio de 1992, cargo que passou a ocupar após 20 anos de militância na advocacia. É presidente do STJ  e do Conselho da Justiça Federal desde  3 de setembro de 2008. Antes de assumir a Corregedoria Nacional de Justiça, deixou o cargo de ministro do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), onde foi corregedor-geral da Justiça Eleitoral e diretor da Escola Judiciária Eleitoral, atribuições que acumulou com as atividades de julgamento no STJ.

Tags

Leia tudo sobre o tema e siga

MAIS LIDAS

Operação da PF apura fraudes em financiamentos no Pronaf

Morre em João Pessoa o empresário Manoel Bezerra, dono das pousadas Bandeirantes

Juiz determina continuidade do concurso de Bayeux, suspenso desde 2021

Anteriores

Renegociação de dívidas, freepik

Procon-PB realiza a partir de segunda-feira mutirão de renegociações de dívidas em JP

PMJP 21

Prefeitura de João Pessoa altera horário de expediente, que passa a ser de 8h às 14h

PRF fiscalização

Caminhoneiro é flagrado pela PRF portando nove comprimidos de rebite

Luciano Cartaxo 2

Luciano Cartaxo agradece apoio de Couto e fala como como pré-candidato novamente

Caixa econômica 22

Bancos funcionam normalmente hoje e fecham na sexta-feira

Dívidas, consulta

Governo prorroga Desenrola pela segunda vez; prazo vai até 20 de maio

Mercado em JP

Veja funcionamento dos mercados, feiras e shoppings populares nesta quinta e sexta-feira

Bica 1

Bica abre nesta quinta e sexta-feira e promove caça aos ovos no Sábado de Aleluia

Cadeado, prisão

Justiça mantém prisão de médico que agrediu ex-esposa após audiência de divórcio

17115638376604643d0d721_1711563837_3x2_lg

Confiante em soltura, Robinho diz que passará a Páscoa em casa, segundo agentes