Notícias de João Pessoa, paraíba, Brasil

Trauma reduz de 24% para 14% índice de mortes em UTIs

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

O Hospital Estadual de Emergência e Trauma Senador Humberto Lucena (HEETSHL) fez a aquisição, no mês passado, de um sistema denominado `Epmed Monitor´ que permite monitorar os pacientes internados na Unidade de Tratamento Intensivo (UTI 1) e Unidade de Pacientes Graves (UPG) e com isso diminuir os índices de mortalidade, cumprindo padrão europeu que tem uma das menores taxas de óbito em UTI no mundo. Com o novo sistema – que funcionava de forma experimental há seis meses – o hospital diminuiu para 14% o índice de mortes na UTI, pois teve mês que este percentual chegou a alcançar 24% dos óbitos.

De acordo com a intensivista e coordenadora do sistema no Hospital de Trauma, Uilanete Dantas de Carvalho, conforme os protocolos internacionais, os índices de mortalidade aceitável em UTI são de 30% e o hospital vem cada dia mais, com o apoio da gestão pactuada, implantando normas e rotinas para diminuir estas estatísticas. “Além de tentar salvar a vida destes pacientes, objetivamos devolver a eles uma rotina com qualidade, mais próxima da que tinham, sem sequelas”, lembrou.

Gestão de qualidade

A intensivista do Hospital de Trauma acrescentou que o Epmed é um sistema para gestão de qualidade e desempenho de UTIs Gerais Cardiológicas que possibilita avaliar a qualidade da assistência dispensada aos pacientes internados, permitindo assim a mudança ou não das condutas médicas em tempo real e diminuindo a mortalidade. “Com a ferramenta também é possível, comparar os índices de óbito encontrados na América Latina com os aceitáveis e recomendados pelos índices na Europa”, disse.

Dentre as inúmeras vantagens, o sistema cumpre integralmente às exigências da RDC 7 da Anvisa; está em consonância com as diretrizes atuais da Organização Mundial de Saúde e aquelas necessárias ao processo de acreditação hospitalar; faz a comparação de resultados com UTI´s de todo o Brasil (Benchmarking em tempo real) e é uma gestão integrada de múltiplas Unidades de Terapia Intensiva.

1º hospital público da PB a adotar ferramenta

De acordo com a intensivista e coordenadora do sistema no HEETSHL, Uilanete Dantas de Carvalho,  o Trauma é o primeiro hospital público estadual, a adotar este tipo de ferramenta. Na Paraíba, apenas dois complexos hospitalares que trabalham com o Epmed em suas UTI´s: um na rede pública federal e o outro na iniciativa privada. No Brasil, mais de 100 hospitais, entre eles, unidades de excelência como o Sírio-Libanês, Albert Einstein e Into fazem uso desta ferramenta.

A rotina com o Epmed é executado pela intensivista no Hospital de Trauma que diariamente lança no sistema, informações dos 18 pacientes da Unidade de Terapia Intensiva, monitorados desde a admissão no setor à alta hospitalar. Assim que o paciente dá entrada na UTI, os dados são cadastrados no sistema, como: data de nascimento, principal motivo da admissão no setor (patologia), documentos pessoais, entre outros. Semanalmente, a médica avalia a qualidade no atendimento prestada a estes pacientes que serve para alterar a conduta médica, como quantidade de medicação prescrita, intervenções cirúrgicas, entre outras.


Correio da Paraíba

Tags

Leia tudo sobre o tema e siga

MAIS LIDAS

Arthur Urso leva “esposas” para passear sem roupa íntima na orla de João Pessoa

Professores da UFPB desistem de candidatura e apoiam Terezinha e Mônica

Anteriores

Cida Gonçalves, ministra das mulheres, e João Azevêdo

João recebe ministra Cida Gonçalves e discute ampliação de políticas públicas em defesa da mulher na PB

Procon-JP fiscalização

Procon-JP notifica 19 postos após denúncias de aumento indevido no preço da gasolina

Relógios apreendidos na operação

Polícia prende em João Pessoa servidor do TJPE por suspeita de corrupção e lavagem de dinheiro

Jannyne Dantas

Justiça mantém prisão de Jannyne Dantas, ex-diretora do Hospital Padre Zé

Gaeco operação curandeiros II

Gaeco deflagra operação contra fraude para libertar presos de forma irregular

Corrida da fogueira em campina grande

Prefeitura de Campina Grande abre inscrições para Corrida da Fogueira

Técnicos do TRE-DF realizam a conferência e a lacração de urnas eletrônicas para o 1º turno das Eleições 2022.

MPPB e Procuradoria Regional Eleitoral discutem atuação de promotores nas eleições 2024

Violência contra mulheres, estupro

A cada 8 minutos, uma mulher é vítima de estupro no país

90101644-eef1-470c-865b-76d15822810a

Ministra das Mulheres participa de sessão um dia após “equívocos” do presidente da AL

joaobenedito (1)

TJ aprova criação de mais sete vagas de desembargador na PB