Notícias de João Pessoa, paraíba, Brasil

Transtorno de ansiedade: sem tempo para o presente

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

Amanhã pode ser a entrevista para o emprego dos sonhos; o dia daquele encontro tão aguardado; o momento reservado à exposição pública do seu trabalho de pesquisa; ou, quem sabe, a data de viajar a bordo de um avião. Para alguns, circunstâncias consideradas até simples. Mas, na vida de muitas pessoas, são situações capazes de despertar gatilhos de ansiedade, medo, estresse e pânico, devido a um transtorno cada vez mais abrangente e assustador.

​Antes mesmo da pandemia, o Brasil ganhara o título de campeão de ansiedade, conforme relatório da OMS (Organização Mundial da Saúde). Pra variar, as mulheres lideram o ranking, em proporção bastante superior ao universo masculino. Em meio à conjuntura pandêmica, o quadro agravou-se intensamente.

​Ansiedade, medo e estresse permeiam vidas e sensações que andam juntinhas. Embora tenham significados diferentes, as características fusionam-se de tal forma que a tríade parece sempre inseparável. Afinal, como falar de ansiedade sem pensar no medo do que pode acontecer em lampejos de segundos? Ou daqui a um, dois, três … dez anos? Essa carga de sentimentos negativos gera estresse, inflando ainda mais os níveis de ansiedade.

​A pessoa com transtorno de ansiedade apresenta forte dificuldade para viver o “aqui agora”. O medo do futuro a paralisa, engessa, deixando-a em lugar de profundo desconforto. Esse sofrimento pode tornar-se insuportável quando associa-se à depressão e melancolia. É que, nesses casos, a relação com o passado também costuma dar sinais desalentadores.

​ Submerso às crises de ansiedade e depressão, o ser humano cai na esparrela de ocupar-se tão somente com o passado e futuro. Esquece o presente, que logo será passado. E o futuro? Ah, depende muito daquilo que se constrói hoje, sobretudo nos quesitos qualidade de vida, relações humanas e empreendimento de esforços.

​Nunca será fácil fugir das “armadilhas da vida”, como disse Milton Nascimento, na sua memorável “Caçador de mim”. A relação disfuncional com o passado e o medo demasiado do futuro afligem a existência humana. São fontes de angústia. Sobretudo em tempos de bombardeios de informações, falsas e verdadeiras.

Se antes o indivíduo sofria apenas com imagens de algo que acontecia quase à sua porta, atualmente internaliza cenários de violência, miséria, doença e desumanidade, a todo instante, em qualquer local. Não é fácil controlar as emoções, tampouco o medo, estresse e ansiedade.

Mas há algumas recomendações capazes de atenuar, consideravelmente, o transtorno de ansiedade. Claro que muitas delas já se sabe até desenhar. Só falta aprender, antes de partir imediatamente para os diversos fármacos, oferecidos, às vezes , inadequadamente. Esses medicamentos podem gerar sérios prejuízos à memória, sexualidade e ao desenvolvimento psicomotor, além de causar dependência e ganho de peso.

Vale a pena, portanto, incorporar hábitos saudáveis: praticar exercícios físicos, sair com amigos, experimentar uma psicoterapia, meditar, ler, buscar aquilo que enche a alma de satisfação e prazer. A vida pode até pregar peças, mas, quando alimenta-se mente e corpo de forma adequada, as coisas passam a fluir mais leve a agradavelmente.

Tags

Leia tudo sobre o tema e siga

MAIS LIDAS

Arthur Urso leva “esposas” para passear sem roupa íntima na orla de João Pessoa

Professores da UFPB desistem de candidatura e apoiam Terezinha e Mônica

Anteriores

chuva FOTO Pixabay

Paraíba tem alerta de chuvas e ventos fortes para o Litoral, Agreste e Brejo

papa francisco dilma rousseff

Papa Francisco recebe Dilma Rousseff no Vaticano

Busto de Tamandare_KleideTeixeira_-14-1024x683

Dia do Trabalhador será comemorado em João Pessoa com ato no Busto de Tamandaré

wilson filho deputado estadual 2024

Lei de Wilson Filho garante passe livre na Paraíba para inscritos no Enem

mosquito dengue FOTO Pixabay

Estado de São Paulo registra primeira morte por febre amarela de 2024

praia coqueirinho bombeiros pb

Bombeiros resgatam idosos levados pela correnteza no mar da Praia de Coqueirinho

Prédio do Ministério da Educação

Convocação de lista de espera do Fies é prorrogada até 17 de maio

viatura PMPB

Idoso condenado em São Paulo por estuprar criança é preso na Paraíba

policia federal viatura pf Foto Arquivo-Tomaz Silva-Agência Brasil

Polícia Federal prende homem com R$ 1.000 em notas falsas em Patos

Morre aos 95 anos ator paraibano José Santa Cruz

Morre ator paraibano José Santa Cruz, ex-integrante do Zorra Total e dublador do Dino