Notícias de João Pessoa, paraíba, Brasil

TJPB quer julgar 1,5 mil processos durante a Semana de Conciliação

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

A meta do Judiciário paraibano é julgar, em apenas cinco dias, 1,5 mil processos dentro da Semana Nacional da Conciliação (SNC) que tem início na próxima segunda-feira, em todo o país. Com o tema, “Com a conciliação todo mundo ganha. Ganha o cidadão. Ganha a Justiça. Ganha o País” a semana é coordenada pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

O período reúne esforços de todos os tribunais para solucionar, com a negociação entre as partes, os processos que estão tramitando há algum tempo. Até agora, os magistrados paraibanos já agendaram 1.244 audiências, mas o número deve chegar à casa dos 1,5 mil até o início da SNC.

Segundo o coordenador da Semana da Conciliação, na Paraíba, o juiz da 2ª Vara de Família da comarca de João Pessoa, Sivanildo Torres Ferreira, todos os magistrados e servidores paraibanos estão empenhados em obter o maior número possível de acordos, conforme recomendação da Presidência do Tribunal de Justiça da Paraíba (TJ-PB). Só na comarca da capital, segundo a Secretaria do Fórum Cível de João Pessoa, serão realizadas 762 audiências.

Objetivo: superar edição anterior

Esta será a segunda Semana Nacional da Conciliação do ano. Em setembro, o CNJ coordenou uma mobilização nacional para dar fim aos processos distribuídos antes de 31 de dezembro de 2005, como forma de garantir o cumprimento da Meta 2 do Judiciário.

O juiz Sivanildo Torres disse ainda que a expectativa é que o número de audiências designadas para a Semana em todo o Estado seja maior que o Conciliação – Meta 2, quando o TJ-PB realizou 433 audiências, sendo o único tribunal do país a atingir 100%.

De acordo com o juiz, o objetivo é mostrar à população que, por meio da conciliação, é possível obter uma solução mais rápida para conflitos judiciais. Ele revelou ainda que apenas em João Pessoa devem ser realizadas 762 audiências. Depois da capital, o município que vai realizar mais audiências é Campina Grande, com 98, seguida de Cabedelo com 34 audiências e Bayeux com 14.

Conforme o secretário administrativo do TJ-PB, Aurélio Osório de Aquino, uma das medidas adotadas pela Presidência do TJ-PB, objetivando o bom desempenho das atividades da Semana Nacional da Conciliação, deve acontecer já que a segunda-feira, que antecede o feriado de Nossa Senhora da Conceição, não será “imprensado”.

 

Jornal da Paraíba
 

Tags

Leia tudo sobre o tema e siga

MAIS LIDAS

Arthur Urso leva “esposas” para passear sem roupa íntima na orla de João Pessoa

Professores da UFPB desistem de candidatura e apoiam Terezinha e Mônica

Anteriores

joaobenedito (1)

TJ aprova criação de mais sete vagas de desembargador na PB

emersonpanta

TCE imputa débito de R$ 2 milhões a Emerson Panta por contratação de advogados

17113967826601d7aec1edd_1711396782_3x2_lg

Moraes diz que não há evidências de que Bolsonaro buscou asilo na Embaixada da Hungria

daniellabsb (2)

Daniella Ribeiro será relatora do PL que reformula o Perse para turismo e eventos

cejuuscararuna (1)

Núcleo de Solução de Conflitos do TJ inaugura Centro em Araruna nesta quinta-feira

amiditce (2)

Amidi e TCE discutem mecanismos de transparência na publicidade institucional

society (1)

João Pessoa sediará Torneio de Futebol Society dos Corretores de Imóveis

leobandeira

TCE-PB dá 30 dias para prefeito concluir creche em Lucena

jacksonemarcos (1)

Presidente do PT da PB explica presença na PH: “O evento era do PSB, não do PP”

UFPB-entrada-683x388

UFPB terá urnas em todos os centros de ensino nesta quinta; veja locais