Notícias de João Pessoa, paraíba, Brasil

TJPB aprova projeto de lei que fixa teto remuneratório para juízes leigos

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

A fim de incentivar o aumento da produtividade, bem como reestruturar a forma de pagamento dos projetos de sentenças elaborados pelos juízes leigos, cujos valores percebidos são os mesmos desde setembro de 2008, o Pleno do Tribunal de Justiça da Paraíba, aprovou durante sessão administrativa extraordinária, nessa quarta-feira (12), o Anteprojeto de Lei que dispõe sobre a remuneração e atividades da categoria. A proposta do Anteprojeto é expandir a produtividade dos juízes leigos, hoje fixada em 100 projetos de sentenças homologados e corrigir a remuneração dos mesmos.

O presidente do Tribunal de Justiça, desembargador Márcio Murilo, informou que o projeto busca corrigir o congelamento da remuneração dos juízes leigos, mediante incentivo à produção. “Será um acréscimo condicionado ao aumento de produtividade para que haja uma melhor e mais rápida prestação jurisdicional aos beneficiários desse sistema jurídico. Além de aproximar o serviço público da iniciativa privada, no sentido de pagar melhor a quem produz mais”, afirmou.

O juiz auxiliar da Presidência, Meales Melo, destacou que o sistema de Juizados Especiais é relevante para o TJPB, tendo em vista ser responsável pela resolução de uma grande demanda processual, sendo a figura do juiz leigo essencial nesse processo. Segundo o magistrado, o projeto aprovado faz com que o Tribunal de Justiça se adéque à Resolução 174 do CNJ, de forma a fixar um teto remuneratório para os juízes leigos, resgatando, também, a situação de congelamento das remunerações desses profissionais, bem como, permitindo a regulamentação da atividade por resolução a ser editada pelo TJ.

Meales Melo esclareceu, ainda, que por meio desse projeto será possível dar andamento ao processo de seleção para contratação de juízes leigos. Ele informou que o Projeto de Lei será encaminhado para a apreciação da Assembleia Legislativa. “Será um instrumento legal que tornará as demandas dos Juizados Especiais ainda mais rápidas. É um aspecto que vem em benefício dos números da produtividade do Tribunal de Justiça, e, principalmente, da sociedade com uma prestação jurisdicional mais célere e eficiente”, frisou.

O juiz Gilberto Rodrigues, que usou da palavra durante a sessão do Pleno, representando o presidente da Associação dos Magistrados da Paraíba (AMPB), juiz Max Nunes, ressaltou que a Associação foi favorável à aprovação do Anteprojeto, sob os aspectos de que o trabalho executado pelo juiz leigo é imprescindível ao sistema dos Juizados Especiais, sendo necessário que estes profissionais tenham uma remuneração condigna com sua função.

“A iniciativa aumentará, de forma exponencial, a produtividade nos Juizados. Trata-se não só da questão da remuneração, mas, também, da produtividade, hoje, do juiz leigo. Atualmente, ele é remunerado com 100 projetos de sentenças e a proposta é de ser remunerado em até 242 projetos de sentenças, dando um aumento de produtividade de 142%. Isso impacta na diminuição da taxa de congestionamento”, explicou Gilberto Rodrigues, acrescentando ser positivo para o TJPB não só perante as estatísticas de produtividade do Conselho Nacional de Justiça, mas, também, diante da sociedade, que aguarda a pacificação dos litígios.

Tags

Leia tudo sobre o tema e siga

MAIS LIDAS

Arthur Urso leva “esposas” para passear sem roupa íntima na orla de João Pessoa

Professores da UFPB desistem de candidatura e apoiam Terezinha e Mônica

Anteriores

Roberto D’Horn Moreira Monteiro de Franca Sobrinho

Roberto D’Horn toma posse pela segunda vez no TRE da Paraíba

wifi (1)

Passageiros terão wi-fi gratuita no Terminal do Valentina Figueiredo a partir de sábado

Caepep

Defensoria garante liberdade a paraibana encarcerada com filho recém-nascido

cidaramos1_resized (2)

PT marca data para decidir sobre situação de João Pessoa; Cida crê em candidatura própria

Cida Gonçalves, ministra das mulheres, e João Azevêdo

João recebe ministra Cida Gonçalves e discute ampliação de políticas públicas em defesa da mulher na PB

Procon-JP fiscalização

Procon-JP notifica 19 postos após denúncias de aumento indevido no preço da gasolina

Relógios apreendidos na operação

Polícia prende em João Pessoa servidor do TJPE por suspeita de corrupção e lavagem de dinheiro

Jannyne Dantas

Justiça mantém prisão de Jannyne Dantas, ex-diretora do Hospital Padre Zé

Gaeco operação curandeiros II

Gaeco deflagra operação contra fraude para libertar presos de forma irregular

Corrida da fogueira em campina grande

Prefeitura de Campina Grande abre inscrições para Corrida da Fogueira