TJ vai realizar mutirão nos juizados especiais de Sousa

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

Na manhã desta sexta-feira (3), durante a segunda sessão ordinária do ano, o Conselho da Magistratura aprovou, por unanimidade, a Resolução nº 2/2012 que decreta regime de jurisdição conjunta nos 1º e 2º Juizados Especiais Mistos da comarca de Sousa, no período 13 de fevereiro a 30 de março. Ao apresentar a proposta de resolução, o presidente do Tribunal de Justiça da Paraíba, desembargador Abraham Lincoln da Cunha, ressaltou o acúmulo de processos nas varas daquela unidade judicial.

“Verificamos um elevado índice de processos nesses dois juizados.”, disse o desembargador-presidente ao justificar a necessidade de decretar o regime especial. Ele, também, ressaltou que a presidência do TJPB, juntamente, com a Corregedoria Geral de Justiça estão analisando a possibilidade de realizar outros mutirões, em diversas comarcas do Estado.

O desembargador-presidente considerou para decretar o regime de jurisdição conjunta, o atendimento às metas prioritárias definidas pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que têm como finalidade maior a concretização do preceito constitucional da “razoável duração do processo”, salvaguardando o direito fundamental do jurisdicionado, inscrito no art. 5º, LXXVIII, da CF. Especifica também o paraver favorável da Corregedoria Geral de Justiça, nos termos do artigo 287, da Lei de Organização e Divisão Judiciárias do Estado (LOJE).

Conforme o texto, o mutirão vai funcionar todas às sextas, das 14h às 18h, e nos sábados das 8h às 12h e das 14h às 18h. Para isso a presidência do Tribunal de Justiça designará para atuarem durante o regime de jurisdição conjunta, até três juízes de direito, com experiência no E-jus; até três juízes leigos; até três técnicos judiciários para cada um dos juizados; dois oficiais de justiça, lotados na comarca de Sousa; além dos juízes titulares ou em exercício, sem desvinculação da unidade em que atuam, nas respectivas datas e horários indicados nesta Resolução.

A Diretoria de Tecnologia da Informação, adotará as providências necessárias para a viabilização técnica e dotação dos equipamentos a serem utilizados durante o esforço concentrado. Ainda segundo a Resolução, os magistrados designados deverão apresentar, a cada trinta dias, à Corregedoria Geral de Justiça, relatório circunstanciado e individual dos trabalhos realizados, sem prejuízo do relatório final a ser apresentado pelo magistrado titular do 1º Juizado Especial Misto.
 

Tags

Leia tudo sobre o tema e siga

MAIS LIDAS

PT reúne forças políticas hoje para debater 2º turno; Presidente municipal defende apoio a Cícero

Anteriores

Projeto Viva o Centro 2

Projeto leva Jazz, blues e canto lírico ao Centro Cultural de São Francisco

Hospital Municipal Santa Isabel, outubro rosa

Hospital Santa Isabel oferta consultas com mastologistas por demanda espontânea

ciceroequeoroha

Juiz reúne hoje partidos que vão disputar segundo turno para discutir horário eleitoral gratuito

BR-230, próximo ao carrefour

BR-230 será interditada para construção de viaduto; PRF fará desvio

cinema

Curtas-metragens paraibanos são destaque no projeto Cinema no Cenário

Imagem do WhatsApp de 2024-10-08 à(s) 09.08.01_e7139539

Combustíveis da evolução

con-concurso-imagem

CNU: notas podem ser consultadas nesta terça-feira a partir das 10h

DemonstraÁ¿o do uso da urna eletrÙnica para as eleiÁ¿es de 2006.

Mobiliza33 cresce nas eleições municipais de 2024 na Paraíba, impulsionando pautas inclusivas e sociais

a1

Influenciador é morto durante comemoração eleitoral na Paraíba

4312867b-465f-40be-952c-fad8dd3bea12

Paraíba Beach Games começa nesta quarta com o Circuito Brasileiro de Vôlei de Praia