TJ determina que governo envie cópia do Pregão da Saúde a Ubiratan Pereira

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

O Tribunal de Justiça da Paraíba concedeu na tarde da quinta-feira ( 8) uma liminar determinando que os secretários de Saúde do Estado, José Maria de Franca, e de Administração, Antônio Fernandes, forneçam num prazo de 10 dias as cópias referente ao procedimento licitatório do pregão 231 para a aquisição de equipamentos hospitalares.

O vereador Ubiratan Pereira (PSB) entrou com um Mandado de Segurança pedindo para ter acesso às cópias do processo licitatório depois do seu gabinete parlamentar ter solicitado durante quase cinco meses a Secretaria de Saúde. 

O desembargador Manoel Soares Monteiro concedeu liminar para que o governo do Estado fornecesse as cópias do processo licitatório do Pregão 231 ao autor da denúncia com base no art.5º, Inciso 33, da Constituição Federal, que concede a todo cidadão o direito ao acesso a documentos públicos e com base na Lei 8.666, em seu art. 63, que garante ao cidadão acesso aos autos de processos licitatórios.  

Para o vereador Bira Pereira, é inconcebível que um vereador, que é um representante legal do povo, tenha que recorrer à justiça para ter acesso a um documento que é público. “Desde o final de novembro vínhamos pedindo, por meio de ofício e até indo à secretaria de Saúde, as cópias do processo licitatório e secretário insistindo em não autorizar. O governo não se diz transparente, o que será que eles tanto tentam esconder?”, questionou o vereador. 

O vereador denunciou no Ministério Público Federal e Tribunal de Contas do Estado no final do mês de novembro do ano passado o governo do Estado por suposta prática de improbidade administrativa e superfaturamento de preços na licitação para a aquisição de equipamentos hospitalares pela secretaria de Administração do Estado. O MPF determinou a abertura de um inquérito Civil Público para apurar indícios de superfaturamento de até 50% nos preços de equipamentos hospitalares e também de favorecimento de algumas empresas a partir do próprio edital.

De acordo com o vereador Bira, o prejuízo somente na aquisição de 5 dos 18 ítens de lotes de equipamentos hospitalares é superior a R$ 7 milhões em recursos do Ministério da Saúde e a saída mais honrosa para o governo seria a anulação do processo licitatório e apuração das irregularidades para punir aqueles que foram responsáveis pelo direcionamento e superfaturamento.

Tags

Leia tudo sobre o tema e siga

MAIS LIDAS

Réveillon promovido pela Prefeitura de João Pessoa reúne multidão na orla

Fábio Nogueira assume a Presidência do TCE nesta sexta-feira

Anteriores

fba006f8-6787-4011-8ee9-d84585fe0491

Governo da Paraíba investe na ampliação da assistência materno-infantil

Paraibano-esta-desaparecido-ha-mais-de-um-mes-apos0017715000202412111634-8

Paraibano desaparecido em Paris é encontrado e preso pelo Interpol por tráfico de drogas

Chuva-forte-em-Joao-Pessoa-e1588539319454

Inmet emite dois alertas de chuvas intensas para municípios da Paraíba

WhatsApp Image 2025-01-13 at 16.41.46

João reúne em almoço sua base aliada com 146 prefeitos, 5 deputados federais e 23 deputados estaduais

ada

Suspeito de matar mãe da namorada em Pilões é preso

bloco7

Blocos carnavalescos já podem solicitar autorização para desfilar em João Pessoa

MEI, cadastro no Domicílio Eletrônico Trabalhista, DET

Declaração do MEI 2025: documento com dados de faturamento já pode ser enviado à Receita

joaoobras

João Azevêdo anuncia investimentos de R$ 11,5 bilhões em novas obras

@FOTO_EDNALDO_ARAUJO_(83)98726_6840

Velório de Júlio Aurélio reúne autoridades que destacam o legado de justiça e humanismo

WhatsApp-Image-2025-01-08-at-1.58.00-AM-scaled

Fim de semana tem 88 pessoas detidas e 24 armas de fogo apreendidas na Paraíba