Notícias de João Pessoa, paraíba, Brasil

TJ agiliza procedimentos para acelerar emissão de certidões online

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram
O sistema informatizado que alimenta o serviço Telejudiciário do Tribunal de Justiça da Paraíba será redimensionado para funcionar em apenas um banco de dados. Mudança que vai refletir na agilidade e melhorar o atendimento aos jurisdicionados. Esse foi o resultado de uma reunião realizada na Ouvidoria de Justiça do TJ, na manhã desta sexta-feira(22), entre o desembargador Frederico Coutinho (ouvidor geral), e membros da diretoria especial e de tecnologia do TJPB. 
 
O desembargador Frederico Coutinho explicou que, na primeira semana de atividades da Ouvidoria Geral, as principais reclamações dos jurisdicionados foram em relação ao atraso na emissão de certidões, serviço que é realizado pelo Telejudiciário. Ficou constatado que a demanda é muito grande e que o setor precisa de reestruturação para atender com mais agilidade as solicitações. 
 
Hoje, a liberação de uma certidão está prevista para um prazo de 10 dias. Na opinião do Ouvidor, muito grande para as necessidades da população. Ele argumentou que o TJPB está na vanguarda da tecnologia, por isso, precisa de um serviço mais eficiente, e garantiu, depois da reunião, que haverá mudanças. Pelo menos, observou, esse é o pensamento da presidente do TJPB, desembargadora Fátima Bezerra Cavalcanti, que pautou sua gestão na eficiência e na humanização. 
 
O sistema Telejudiciário tem recebido uma quantidade muito grande de solicitações de certidões. A situação exigiu medidas alternativas, enquanto se reestrutura o sistema informatizado. O diretor de tecnologia do TJ, Ney Robson, revelou que a tecnologia está unificando o sistema de pesquisa, que hoje atende em três bancos de dados. “Com o novo sistema, a tendência é a regularização na emissão de certidões e a pesquisa será realizada a partir de um só banco de dados. 
 
O Ouvidor analisou que o sistema de emissão de certidões, diante da demanda, suspen deu suas atividades para buscar a regularização. Mais de 2 mil certidões foram requeridas e, dentro da nova sistemática, o TJ está buscando acelerar os procedimentos. “O importante é que as medidas corretivas estão sendo implantadas e em poucos dias a situação estará regularizada”, observou o desembargador, ao reiterar que o trabalho desenvolvido pela Ouvidoria está sendo eficaz nesse processo que visa melhor atender à sociedade.

Tags

Leia tudo sobre o tema e siga

MAIS LIDAS

Operação da PF apura fraudes em financiamentos no Pronaf

Morre em João Pessoa o empresário Manoel Bezerra, dono das pousadas Bandeirantes

Juiz determina continuidade do concurso de Bayeux, suspenso desde 2021

Anteriores

Taxi 1

Taxista é preso suspeito de estuprar menina de 10 anos em João Pessoa

Renegociação de dívidas, freepik

Procon-PB realiza a partir de 2ª feira mutirão de renegociações de dívidas em JP

PMJP 21

Prefeitura de João Pessoa altera horário de expediente, que passa a ser de 8h às 14h

PRF fiscalização

Caminhoneiro é flagrado pela PRF portando nove comprimidos de rebite

Luciano Cartaxo 2

Luciano Cartaxo agradece apoio de Couto e fala como como pré-candidato novamente

Caixa econômica 22

Bancos funcionam normalmente hoje e fecham na sexta-feira

Dívidas, consulta

Governo prorroga Desenrola pela segunda vez; prazo vai até 20 de maio

Mercado em JP

Veja funcionamento dos mercados, feiras e shoppings populares nesta quinta e sexta-feira

Bica 1

Bica abre nesta quinta e sexta-feira e promove caça aos ovos no Sábado de Aleluia

Cadeado, prisão

Justiça mantém prisão de médico que agrediu ex-esposa após audiência de divórcio