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TikTok tem espaço para dancinhas, mas também para notícias bem contadas

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Se você pensa que o TikTok é um aplicativo para dancinhas e outras performances bobas, está certo. Mas também está enganado! Prova disso é que até mesmo o Supremo Tribunal Federal (STF) lançou um perfil oficial na plataforma chinesa, em julho deste ano, com o objetivo de atingir o público mais jovem: a moçadinha da chamada Geração Z.

Atualmente, 40% dos usuários do TikTok em todo o mundo têm entre 16 e 24 anos. Nos Estados Unidos, o percentual nessa faixa etária chega a 60%. É uma grande fatia do público e, além do STF, vários grupos de mídia estão de olho nesse público. Dados do site What’s New in Publishing mostram que o Washington Post (EUA), um dos veículos pioneiros no TikTok, lançou sua conta na plataforma em maio de 2019 e hoje agrega mais de 910,7K de seguidores. Já o Daily Mail (Reino Unido) tem mais de 1,6 milhão de seguidores, enquanto o La Nación (Argentina) passa de 181,3k.

Seguindo tendência mundial, grupos de mídia no Brasil também estão aderindo à plataforma chinesa, que foi lançada em 2016. A Folha de São Paulo anunciou oficialmente a entrada no TikTok em agosto passado, mas o perfil já estava criado desde abril, em fase de testes. O novo caminho também já havia sido adotado pelo portal UOL e o jornal O Estado de São Paulo

Seja aqui, seja lá fora, todos estão de olho no público jovem e em como expandir sua presença na mídia digital. O grande desafio é saber a fórmula correta, ou mais atrativa, de interagir com essa audiência, que só cresce. Em 2020, conforme ranking da App Annie, o TikTok foi o aplicativo mais baixado nos celulares em todo o mundo (detalhe: superou Facebook, Instagram e WhatsApp).

Em artigo publicado no Reynolds Journalisme Institute, da Universidade do Missouri, a jornalista Caroline Watkins aponta cinco formas de utilizar o TikTok nas redações locais: 

  1. Dedique um tempo para planejar sua estratégia – Antes de postar seu vídeo, pense em como você compartilhará conteúdo com seu público e se destacará; defina como irá medir o seu sucesso; e estabeleça qual o seu objetivo final;
  2. Combine notícias fortes com outras mais suaves – Como o TikTok é um aplicativo em que a leveza predomina, não tenha medo de criar conteúdo de notícias com os jornalistas da redação se divertindo; apostar em bastidores também é uma boa opção, mostrando repórteres em cena durante uma cobertura ou “um dia na vida de um jornalista”;
  3. Adote a convergência de mídias – O TikTok permite o compartilhamento de conteúdo para outras plataformas de mídia social do grupo de mídia. É possível, por exemplo, compartilhar vídeos nos stories do Instagram, incluir link em uma newsletter para um vídeo recente do TikTok e inserir um “link na bio” para seu site;
  4. Invista na criação de séries – O TikTok é uma excelente plataforma para criar séries e buscar o engajamento do público, especialmente para temas que despontam como tendência. Vídeos divertidos com celebridades, principais notícias da semana e minientrevistas podem render bem; 
  5. Poste e engaje de forma constante – Como a maioria das redes sociais, publicar com regularidade e engajar o público é caminho para o sucesso também no TikTok. Importante: o engajamento com os seguidores na seção de comentário é essencial! 

Até escrever esse texto, eu ainda não havia baixado o TikTok no meu celular. Fiz isso para dar uma espiada no que os veículos estão fazendo. Entre a Folha e o Estadão, gostei mais do conteúdo do segundo. Na verdade, não achei muita graça no que vi nos dois veículos. Como não sou o público-alvo, fui ouvir a opinião do adolescente da casa:

 — Filho, por favor. Dê uma olhada para mim nos perfis da Folha de São Paulo e do Estadão no TikTok e me diga o que achou.

 — TikTok, mãe? Nã! Peça ao meu pai. Outro dia ele estava vendo as dancinhas aí no celular… 

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