Theotônio de Carvalho recebe o Título de Cidadão Pessoense

O poeta e escritor Theotônio de Carvalho, natural de Rio Tinto, recebeu, na tarde desta segunda-feira (19), o Título de Cidadão Pessoense, em sessão solene bastante prestigiada na Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP). O autor da propositura foi o vereador Zezinho Botafogo (PSB), vice-presidente da mesa diretora da Casa.
 
O escritor, no alto dos seus 84 anos, tem várias composições poéticas escritas e admiradas por todos os paraibanos. Entre os principais trabalhos, a coletânea “Balaio Nordestino”, que ele lançou durante a sessão. Seu Theo, como é mais conhecido o poeta, já está preparando outra coletânea, intitulada de “Sonetos Simples e Sensatos”, que reunirá 138 sonetos.
 
Seu Theo é casado com Dona Iraci Aragão e, dessa união de 56 anos, tem oito filhos, que são os seus maiores incentivadores. Filho de Ildefonso Theotônio de Carvalho e Felisbela Aragão de Carvalho, o poeta chegou a João Pessoa em 1940 e passou a residir no bairro de Jaguaribe, onde morou durante 50 anos. No livro “Balaio Nordestino”, ele faz menção, em poemas, ao seu pai como vaqueiro, que fez nome nesta profissão antes de ser operário.
 
“Pra mim esta é uma emoção muito grande. Eu fico grato por esse carinho tão especial dos vereadores da Câmara de João Pessoa que me concederam essa homenagem. Hoje eu sou de direito cidadão pessoense, porque, de fato, eu já era há mais de setenta anos”, comentou Theotônio, bastante emocionado. Ele disse que estava aproveitando o momento da homenagem para também, como valorização do Título, lançar seu trabalho.“É um trabalho simples, com escrita fácil para todo mundo entender, que conta, entre outras coisas, as alegrias e tristezas do São João do Sertão paraibano, e faz, em poemas, louvor a Luiz Gonzaga”, destacou.
 
Zezinho Botafogo justificou que a Câmara estava concedendo o Título de Cidadão Pessoense ao Seu Theo por tudo o que ele já fez pela cultura da Capital. Segundo o parlamentar, o escritor é um homem que construiu sua família aqui, criou seus oito filhos e os educou para seguir caminhos e profissões importantes. “O homenageado é um exemplo de cidadão e de um pai de família”, concluiu. Além de familiares e amigos, a sessão contou com a presença ainda do conselheiro federal de psicologia, Aluísio Lopes de Brito; o diretor-superintendente do DER, Carlos Pereira; do prefeito de Belém, Roberto Flávio, e a vereadora Betânia Barros, ambos amigos do homenageado. 

Comentários

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.