Notícias de João Pessoa, paraíba, Brasil

Terrivelmente evangélico, que seja, mesmo, praticante do Evangelho!

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

Não entendo como bem aplicada esta palavra “terrivelmente” para corresponder a um evangélico que seja realmente praticante do Evangelho. Fica distorcida… destoante… fica parecendo tratar-se de um evangélico “pavoroso” ou “assustador”, a causar terror.

Mas, como nestes tempos tem ocorrido muitas inversões – aliás (desculpem), inovações – inovações que também levam a que palavras como “ridículo” (originalmente entendida como o que provoca zombaria ou escárnio) sejam recebidas como de elogio (a exemplo de frases colocadas por um narrador futebolístico que, alto e em bom tom, enaltecendo o feitor de um bonito gol, tem dito “você é ridículo!…), daí não ser pertinente estranhar que o presidente Jair Bolsonaro enfatize querer, para um ou outro cargo federal, pessoa “terrivelmente” evangélica.

Nesse sentido, portanto, espera-se que a pessoa “terrivelmente” evangélica constitua-se, mesmo, em pessoa comprometida – quer dizer, praticante – do Evangelho. Por óbvio, também há a expectativa de que quem assim se posiciona, como o próprio presidente Jair Bolsonaro, seja, ele mesmo, de verdade, praticante do Evangelho! E assim o sendo, que o seja, também, seu ministro da Educação, reconhecido pastor evangélico, a quem caberia evitar, em função do humanismo semeado por Cristo, uma declaração como aquela de que “alunos com necessidades especiais ´atrapalham´ os outros alunos sem as mesmas condições”.

Com este meu pensar, chega-me a aspiração de que alguém que esteja próximo do presidente Jair Bolsonaro dissesse-lhe, e tentasse convencê-lo, de que não se adequa a um cristão “terrivelmente evangélico” semear que quem o possa “arme-se com fuzil” porque, no dizer dele, “povo armado jamais será escravizado”… e que só há duas alternativas para ser vencido em seu posicionamento: o de que ele seja preso (e ninguém terá a ousadia de prendê-lo) ou a de que se o assassine; diz, porém, que prevalecerá a terceira alternativa, que é a de sua “vitória”.

Entre católicos e evangélicos entendo não haver confronto social, isto porque uns e outros procuram espelhar-se e viver com obediência ao Evangelho de Jesus Cristo. Como católico, no recente domingo compareci à missa da Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora, celebrada por monsenhor Virgílio Almeida. Na primeira leitura do Evangelho mais me chamaram a atenção estes trechos: – “Guardai os mandamentos do Senhor e os poreis em prática porque neles está vossa sabedoria e inteligência perante os povos, para que digam: ´que nação haverá tão grande que tenha leis e decretos tão justos, como esta lei que vos ponho diante dos olhos?´”.

No cântico do Salmo Responsorial, em resposta à introdução “Senhor, quem morará em vossa casa e no vosso monte santo habitará?”, os paroquianos cantamos: “É aquele que caminha sem pecado/ e pratica a justiça fielmente/ que pensa a verdade em seu íntimo/ e não solta em calúnias sua língua”.

Na segunda leitura foi bem enfatizado: – “Sede praticantes da palavra e não meros ouvintes, enganando-vos a vós mesmos”.

No Evangelho do dia, monsenhor Virgílio mais comentou estes trechos que nele estavam inscritos: – “O que torna o homem impuro não é o que entra nele vindo de fora, mas o que sai do seu interior, pois é de dentro do coração humano que saem as más intenções, maldades, calúnia, devassidão … falta de juízo”.

Entendo, portanto, que em vez de “terrivelmente” evangélicos, todos, especialmente aqui no Brasil e para vencermos este tempo de tanta desarmonia que descaracteriza a característica de nação, busquemos ser praticantes, praticantes mesmo, da maior lição do Evangelho que é a de que “amemos uns aos outros”, no grau que seja possível, porque, só em agirmos sem intolerância, sem ódio, sem espalhar desarmonia, isto já é uma forma de amor… amor ao próximo, amor que toda nação precisa vivenciar para, como uma unidade, dizer-se “nação”.

Tags

Leia tudo sobre o tema e siga

MAIS LIDAS

Arthur Urso leva “esposas” para passear sem roupa íntima na orla de João Pessoa

Professores da UFPB desistem de candidatura e apoiam Terezinha e Mônica

Anteriores

chuva FOTO Pixabay

Paraíba tem alerta de chuvas e ventos fortes para o Litoral, Agreste e Brejo

papa francisco dilma rousseff

Papa Francisco recebe Dilma Rousseff no Vaticano

Busto de Tamandare_KleideTeixeira_-14-1024x683

Dia do Trabalhador será comemorado em João Pessoa com ato no Busto de Tamandaré

wilson filho deputado estadual 2024

Lei de Wilson Filho garante passe livre na Paraíba para inscritos no Enem

mosquito dengue FOTO Pixabay

Estado de São Paulo registra primeira morte por febre amarela de 2024

praia coqueirinho bombeiros pb

Bombeiros resgatam idosos levados pela correnteza no mar da Praia de Coqueirinho

Prédio do Ministério da Educação

Convocação de lista de espera do Fies é prorrogada até 17 de maio

viatura PMPB

Idoso condenado em São Paulo por estuprar criança é preso na Paraíba

policia federal viatura pf Foto Arquivo-Tomaz Silva-Agência Brasil

Polícia Federal prende homem com R$ 1.000 em notas falsas em Patos

Morre aos 95 anos ator paraibano José Santa Cruz

Morre ator paraibano José Santa Cruz, ex-integrante do Zorra Total e dublador do Dino