Termina hoje prazo para regularizar título de eleitor

Hoje é o último dia para quem quer ficar em dia com a Justiça Eleitoral e garantir o direito de votar nas eleições 2010. Os paraibanos só tem até esta quarta-feira para solicitar o título de eleitor ou pedir a troca de domicílio eleitoral em uma das 77 zonas eleitorais instaladas em João Pessoa e no interior da Paraíba. Também é a data-limite para os eleitores atualizarem os dados do documento. Quem perder os prazos estabelecidos pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ficará impedido de ir às urnas eletrônicas no dia três de outubro.

Somente nas três zonas eleitorais de João Pessoa (1ª, 76ª e 77ª) foram emitidos ontem mais de 1.500 títulos, conforme levantamento da Seção de Apoio às Zonas Eleitorais da Paraíba, órgão vinculado ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE). “Eu acredito que esse número seja superado amanhã (hoje), pois as pessoas deixam para última hora a solicitação do título de eleitor”, prevê o chefe da Seção Charles Elias Ferreira.

Hoje, os 77 cartórios eleitorais funcionarão em regime ampliado de trabalho para atender à demanda da população que deixou para a última hora a solicitação do documento. “Nós acreditamos que os cartórios vão abrir pela manhã e alguns só fecharão às 22h”, estima Charles Ferreira. Oficialmente os cartórios fecham às 19h.

De julho de 2009  até o último dia 30 de abril, quando se encerrou o prazo para regularizar sua situação eleitoral via internet, o serviço Título Net atendeu 3.312 eleitores da Paraíba, segundo dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

A Paraíba foi o quinto Estado do Nordeste que mais solicitou a emissão do documento, ficando atrás do Ceará (17.706), Pernambuco (12.552), Bahia (10.166) e Alagoas (4.440).

Documentos – Para a emissão do título de eleitor, nas 77 zonas eleitorais da Paraíba, são necessários os seguintes documentos: documento oficial com foto; certidão de nascimento/casamento; caso do sexo masculino apresentar carteira de reservista, e comprovante de endereço.

Nos casos de transferência de domicílio eleitoral, o votante precisa levar o título de eleitor, documento com foto e comprovante de residência. Na revisão, basta o título de eleitor e documento com foto que comprove a alteração solicitada.

O alistamento e o voto são obrigatórios para maiores de 18 anos e facultativos para os analfabetos, os maiores de 70 anos e maiores de 16 até os 18 anos.

Nas eleições 2010, para o eleitor votar, haverá uma exitgência extra em relação aos pleitos anteiores: será obrigatória a apresentação do título eleitoral e um documento com foto.

Jornal da Paraíba

TAGS

Comentários

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.