Termina hoje campanha de vacinação contra gripe em idosos

Termina nesta sexta-feira a campanha de vacinação contra a gripe para idosos em todo o país. A campanha teve início no dia 25 de abril e, segundo meta do Ministério da Saúde, deve vacinar 80% da população com mais de 60 anos –o que equivale a 15,5 milhões de pessoas.

Até a manhã desta sexta, o ministério registrava a vacinação em 56,81% dos idosos, mas destaca que a porcentagem pode ser maior devido a não atualização dos dados de algumas cidades.

Segundo o balanço, os Estados com maior cobertura são Amazonas (80,03%), Amapá (74,08%) e Piauí (73,83%). As menores coberturas foram no Rio Grande do Sul (46,06%) e Santa Catarina (49,92%).

De acordo com o ministério, a vacinação preventiva reduz em até 45% o número de hospitalização por pneumonia e em até 75% a mortalidade da população com mais de 60 anos, em decorrência da gripe.

Para a OMS (Organização Mundial de Saúde), a vacinação é a forma mais eficaz de prevenir a gripe e suas complicações. "A cada ano, mais de 150 milhões de pessoas são vacinadas contra a gripe no mundo. Provocada pelo vírus Influenza, a doença atinge todos os anos entre 10% e 20% da população do planeta algo em torno de 600 milhões de pessoas", informa a OMS.

Os dados indicam que, se não for tratada, a gripe pode gerar complicações que provocam entre 250 mil e 500 mil mortes por ano.

São Paulo

No Estado de São Paulo, mais de 2,3 milhões de pessoas foram imunizadas, ou 50,75% da população com mais de 60 anos, segundo levantamento do ministério da Saúde.

A meta no Estado é imunizar 3,6 milhões de idosos, o equivalente a 80% da população com mais de 60 anos. No ano passado, a campanha de vacinação contra a gripe teve adesão de 81,93% em todo o Estado.
 

 

Folha Online

Comentários

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.