TCE treina promotores de justiça para acesso direto ao Tramita

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

Promotores de Justiça vão ter acesso direto a peças de processos do Tribunal de Contas da Paraíba após a série de treinamentos para uso do Sistema Eletrônico de Tramitação Processual (Tramita) iniciada na manhã desta segunda-feira (23) com a primeira de um total de quatro turmas, na Escola de Contas Conselheiro Otacílio Silveira (Ecosil).

Ferramenta desenvolvida no TCE, cujo modelo é buscado por outras Cortes de Contas do país, o Tramita servirá, agora, também, em tempo imediato, à fase de instrução de processos a cargo de promotores do Patrimônio Público.

As turmas, cada uma com 15 participantes, terão instruções, ainda, nos próximos dias 27 e 30 e, também, em 4 de outubro, na Ecosil (órgão sob coordenação do conselheiro Arnóbio Viana, presente ao encontro), onde os 60 promotores irão receber senhas individuais e intransferíveis para acesso ao Tramita

O presidente do TCE, conselheiro Fábio Nogueira, que recebeu os dirigentes da Procuradoria Geral de Justiça e os participantes do primeiro dos quatro grupos, enalteceu a continuidade dos entendimentos que, desde gestões anteriores à sua, têm feito da Corte uma parceira frequente das ações de aprimoramento do sistema de controle externo na Paraíba.

“O acesso direto ao Tramita evita o lapso temporal resultante da requisição de informações e da resposta do Tribunal de Contas ao Ministério Público, organismo de elevado papel e dimensão no estado democrático de direito”, observou o conselheiro. Assegurou ele que a sociedade será a grande beneficiária da parceria celebrada em favor da celeridade processual.

Contrapartida – O procurador geral de Justiça Bertrand de Araújo Asfora considerou, por sua vez, que o momento representava “um avanço na defesa da sociedade”. Ele entendeu a celebração do acordo como “um afago do Tribunal de Contas ao Ministério Público e um abraço na cidadania paraibana”.

O secretário geral do Ministério Público Carlos Romero Lauria Paulo Neto falou de uma nova etapa no processo de aprimoramento da parceria iniciada desde a gestão do ex-procurador geral Oswaldo Trigueiro e ressaltou: “Agora, devemos uma contrapartida ao Tribunal de Contas. Precisamos mostrar-lhe o que estamos fazendo com as informações aqui recebidas”.

O coordenador do Centro de Apoio Operacional às Promotorias do Patrimônio Clístenes Holanda reforçou o propósito do avanço desses entendimentos com o retorno de informes acerca de decisões judiciais tomadas com base em processos originários do TCE.

Tags

Leia tudo sobre o tema e siga

MAIS LIDAS

João Azevêdo anuncia investimentos de R$ 11,5 bilhões em novas obras

Moraes pede a Bolsonaro que apresente convite para posse de Trump

Anteriores

musculacao academia FOTO tv brasil

Consumo de anabolizantes sem indicação médica é prejudicial à saúde

chuva agua FOTO Pixabay__

Inmet alerta para chuvas intensas em sete municípios da Paraíba

banco central FOTO rafa neddermeyer agencia brasil

Banco Central anuncia primeira intervenção no câmbio em 2025

mega sena FOTO marcelo camargo agencia brasil

Mega-Sena sorteia neste sábado prêmio estimado em R$ 3,5 milhões

1737141387678aac8bbde19_1737141387_3x2_lg

Léo Batista tem tumor no pâncreas e está internado na UTI, diz hospital

campusufpb (1)

Concurso para técnico-administrativo da UFPB tem cerca de 32 mil inscritos

COVID_VACINACAO_UFPB_FOTOS_KLEIDE_TEIXEIRA_14-scaled

Paraíba registra redução nos casos de Covid-19 e reforça importância da vacinação

178986

Bancada ambientalista está otimista sobre Hugo Motta, diz coordenador

Fachada_TJPB_7

TJPB realiza sessão segunda-feira para escolha de novos desembargadores

waleria

Vereadora de Campina Grande quer criar hospital veterinário gratuito 24h