Notícias de João Pessoa, paraíba, Brasil

TCE quer encurtar tempo dos julgamentos

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

Dirigentes de órgãos do primeiro escalão do Governo da Paraíba foram apresentados, na manhã desta segunda-feira (31), aos avanços tecnológicos que poderão permitir, em mais algum tempo, o exame concomitante das gestões públicas pelo Tribunal de Contas do Estado.

A todos o presidente da Corte, conselheiro Fernando Catão, falou do Sistema Eletrônico de Processos (Tramita) como ferramenta capaz de reduzir o tempo transcorrido entre a promoção de despesas e atos administrativos e seus julgamentos pelo TCE. “O propósito é diminuir cada vez mais essa distância”, disse.
Segundo ele, todo o esforço que o Tribunal tem realizado neste sentido, ao longo de sucessivas gestões, serve à transparência e, portanto, aos melhores interesses da sociedade.

O conselheiro Catão falou do Sistema de Acompanhamento da Gestão dos Recursos da Sociedade (Sagres) como “o melhor e mais completo banco de dados da administração pública brasileira”. Disposto, também, à consulta da população, via internet, o Sagres oferece, desde 2002, informações sobre os quadros de receitas e despesas do Estado, dos Municípios e outros organismos jurisdicionados, a partir de informações colhidas dos demonstrativos contábeis que lhe são rotineiramente encaminhados por cada gestor.

Depois de recepcionados pelo presidente, os secretários de Estado passaram a ouvir de técnicos do TCE explicações sobre o funcionamento do Portal do Gestor, meio do qual podem se utilizar para remessa de documentos e informações, acompanhamento de processos e consultas ao Diário Eletrônico.
Embora não tenha havido, nos últimos dois anos, modificações nesse sistema, o Tribunal resolveu convocar os dirigentes públicos (a primeira dessas reuniões deu-se na última quinta-feira com representes dos órgãos da Administração Indireta do Estado), em razão das mudanças de nomes ocorridas no Governo em razão das eleições passadas.

“É iniciativa das mais louváveis, sobretudo porque serve à orientação daqueles que, entre nós, ainda não haviam tomado conhecimento desses avanços. Além do mais, é preciso entender que a providência favorece, de nossa parte, a correta prestação das contas públicas”, considerou o secretário de Planejamento Gustavo Nogueira.

Tags

Leia tudo sobre o tema e siga

MAIS LIDAS

Arthur Urso leva “esposas” para passear sem roupa íntima na orla de João Pessoa

Professores da UFPB desistem de candidatura e apoiam Terezinha e Mônica

Anteriores

rest week (1)

Paraíba Restaurant Week chega à reta final em 45 restaurantes de João Pessoa

Luciene Gomes, 1

TCE dá prazo para Luciene Gomes justificar contrato de R$ 19 milhões para melhoria da iluminação pública

Animais adoção em jp

Governo promove neste sábado, em Mangabeira, feira de educação, cuidados e adoção animal

Festas

MP recomenda medidas para eventos festivos em cinco municípios paraibanos

padre egidio ex diretor hospital padre ze

Padre Egídio tem alta hospitalar e passa a cumprir prisão domiciliar

Câmara municipal de Patos

Vereadores de Patos aprovam reajuste de 70% no próprio salário, que começa a valer em 2025

Cigarros eletrônicos

Anvisa decide hoje se mantém proibida a venda de cigarros eletrônicos

Draco hoje

Policial Civil é baleado durante operação para desarticular depósito de armas em Cabedelo

Vitor Hugo, Plenária do Avante

Vitor Hugo e André Coutinho lotam clube em Cabedelo na 1ª plenária do Avante

Academia Paraibana de Letras, APL

Começa hoje na APL projeto que promove difusão e hábito da literatura paraibana