TCE e API farão treinamento em Cajazeiras

Os profissionais de imprensa de Cajazeiras serão os primeiros a receber o treinamento do Tribunal de Contas do Estado (TCE) para utilização dos recursos do “Sagres On Line” (Sistema de Acompanhamento da Gestão de Recursos da Sociedade). O sistema poderá ser usado como fonte de pesquisa para que a imprensa informe a sociedade, de forma qualificada, sobre a aplicação das verbas públicas pelos gestores.

A iniciativa é um parceira entre o TCE e a Associação Paraibana de Imprensa (API). O treinamento em Cajazeiras será no próximo dia 10 de abril (sábado), e as inscrições gratuitas estão sendo feitas no setor de Imprensa da Prefeitura daquele município.

O conselheiro Nominando Diniz, presidente do TCE, garantiu toda a infraestrutura para a realização do curso, disponibilizando auditores que irão treinar jornalistas, radialistas e assessores de impressa, em vários municípios paraibanos, a exemplo de João Pessoa, Campina Grande, Patos, Sousa, Cajazeiras, Pombal e Guarabira.

“Essa parceria vem coroar e ratificar a relação do TCE com a imprensa, porque possibilita a capacitação de profissionais sobre o conteúdo do Sagres, sistema da maior importância no setor de contas públicas, não só da Paraíba, mas de todo o Brasil”, disse Nominando.

O presidente do TCE ressaltou também que o treinamento facilitará que a sociedade, através da mídia, possa se expressar em relação à administração dos gestores públicos que administram o dinheiro do povo. Desta forma, argumenta o presidente do TCE, a imprensa estará exercendo o controle social das contas públicas.

O Sagres foi desenvolvido pelos auditores do TCE, Claudino Neto e Ed Wilson. A Paraíba foi o primeiro Estado a disponibilizar os dados dos gestores públicos na Internet.

A presidente da Associação Paraibana de Imprensa, Marcela Sitônio, informou que após o treinamento em Cajazeiras, será a vez dos profissionais de imprensa de Sousa. “Fizemos gestões junto ao TCE, no sentido de que a prioridade fosse do interior, atendendo pleito dos colegas que fazem a comunicação naquelas cidades”.

Comentários

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.