TCE da Paraíba adere ao processo digital

A partir de fevereiro, todos os processos que chegarem ao TCE-PB deverão ser digitalizados e distribuídos aos procuradores automaticamente pelo Sistema de Tramitação do Tribunal. Prefeituras, Câmaras e outras entidades que têm a necessidade de prestar contas ao órgão deverão utilizar a tecnologia. O objetivo é proporcionar maior transparência das informações, facilitar o trabalho dos jurisdicionados e servidores públicos, além de contribuir para a diminuição da quantidade de papéis.

Para o gestor público, a digitalização é fundamental, já que, com ela, ele pode recuperar informações importantes das Instituições e preservar a memória institucional, com procedimentos técnicos que garantam a organização, preservação e o acesso ao acervo documental.

Para isso, a Solaris Cursos amplia seus produtos em Gerenciamento Eletrônico de Documentos (GED), já reconhecidos no mercado nacional, e realiza o mesmo curso, agora voltado especialmente ao setor público. Destinado aos servidores públicos que lidam com documentos, o GED aborda, entre assuntos, arquivologia, plano de classificação, tabela de temporalidade, formatos de compressão, acondicionamento e ciclo de vida de documentos, resolução de imagens e certificação digital.

O conhecimento em GED possibilita o acesso rápido e seguro aos documentos, reduz custos, otimiza espaço físico e preserva a história da administração pública – o que caracteriza uma administração moderna e comprometida com a comunidade.

Metodologia – Com um dos laboratórios mais modernos do país, o curso oferecido pela Solaris tem um enfoque prático, desde à funcionalidade do scanner e do software à aplicação de exercícios para utilização das funções do sistema. Um laboratório especial foi construído especificamente para o treinamento do GED, dividida em estações, estruturadas com computadores e scanners apropriados para o curso. O objetivo é capacitar o participante em todo o processo de gerenciamento eletrônico de documentos, desde o armazenamento correto do papel até o manuseio completo do software.

Para ministrar o curso em João Pessoa, a Solaris Cursos convidou três das maiores autoridades do assunto no Brasil: Josemar Henrique de Melo, historiador, mestre em Ciência da Informação e doutor em Ciências Documentais, pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto (Portugal). Cláudio Simão de Lucena Neto, advogado, especialista em Direito Empresarial, bacharel em Ciências da Computação pela Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) e membro do Instituto Brasileiro de Direito Eletrônico (IBDE).

José Anderson Ferreira A. Silva, instrutor de tecnologias e aplicativos há 20 anos, possui larga experiência com softwares corporativos, design e web. O método da Solaris é baseado em um processo de consultoria, que viabiliza aplicações direcionadas às realidades dos participantes do curso.

Serviço – O curso acontece no auditório da Solaris, de 25 a 27 de janeiro, das 8h às 12h e das 14h às 16h. Para outras informações e inscrições, a Solaris desenvolveu o site www.menospapel.net

Sobre a Solaris – 
A Solaris Cursos é uma empresa 100% paraibana, que vem, a cada dia, dominando o segmento de capacitação profissional no estado. Possui uma moderna estrutura e uma metodologia de ensino inovadora, simulando um ambiente de trabalho durante as aulas e familiarizando os alunos com a realidade profissional. A Solaris oferece cursos intensivos, com aulas diárias e carga horária que abrange todo o conteúdo programático, além de cursos diferenciados, o que garante a constante atualização para o mercado.

A unidade é composta com um confortável auditório, seis modernos laboratórios com mais de 80 equipamentos de última geração, ligados a internet, além de contar com uma assistência técnica autorizada com mais de 40 marcas de micros, impressoras, notebooks e monitores LCDs. A Solaris fica localizada na Avenida Piauí, 75 – Bairro dos Estados, em João Pessoa – PB. Tel: (83) 2251717. Outras informações, pelo site www.solariscursos.com.br

Comentários

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.