TCE começa fiscalização em 10 municípios

O Tribunal de Contas do Estado (TCE) iniciou ontem o processo de auditoria em dez municípios do interior do Estado. Durante esta semana, segundo a assessoria de imprensa do TCE, serão analisadas contas das prefeituras e câmaras de vereadores das cidades visitadas.

O vice-presidente do TCE, conselheiro Fábio Nogueira, comentou que as auditorias nas prefeituras paraibanas acontecem rotineiramente e até o final do ano todos os 223 municípios sejam visitados. “A rigor, todos os municípios deverão receber a auditoria do TCE. O tempo de permanência dos auditores em cada cidade depende de cada caso”, afirmou.

Nesta semana, o trabalho será desenvolvido nos municípios de Gurinhém, Pedras de Fogo, Bonito de Santa Fé, Massaranduba, Monte Horebe, Picuí, Frei Martinho, Nova Palmeira, Juru e Patos. A previsão é de que até o próximo sábado, 5, as inspeções sejam concluídas.

Segundo o conselheiro Fábio Nogueira, caso sejam constatadas irregularidades, o gestor é notificado e deve apresentar justificativa ao TCE.  “Mensalmente os gestores dolegislativo, executivo e da administração indireta enviam o balancete de contas ao TCE. Os técnicos vão a campo para chegar a contabilidade, caso alguma irregularidade seja constatada durante a auditoria, o gestor é notificado”, informou.

Paraíba terá novo chefe da CGU –  A partir de amanhã, o escritório regional da Controladoria-geral da União na Paraíba terá um novo dirigente. Alberto Oliveira da Silva toma posse como chefe do órgão, em substituição a Jaci Fernandes Sobrinho, que passou quatro anos respondendo pelo cargo. A posse está marcada para as 15h30, no auditório da unidade do Ministério da Fazenda, em João Pessoa.

Alberto Oliveira da Silva já ocupou o cargo, de 1999 a 2006,quando foi convidado para assumir a chefia da Regional no Ceará. Foi também professor do Centro Universitário de João Pessoa -UNIPÊ e do Instituto de Ensino Superior da Paraíba -IESP. É catedrático da disciplina Controladoria Governamental, na Pós-graduação do Departamento de Ciências Contábeis da Universidade Federal do Ceará.

Jornal da Paraíba

Comentários

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.