Notícias de João Pessoa, paraíba, Brasil

TCE aprova nome de Arthur Cunha Lima para conselheiro

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

O Pleno do Tribunal de Contas do Estado aprovou por unanimidade, durante sessão extraordinária hoje a indicação do nome do deputado Arthur Paredes da Cunha Lima para o cargo de conselheiro. A decisão saiu após Arthur ter apresentado o restante da documentação exigida pelo relator do processo, conselheiro Umberto Silveira Porto, cumprindo assim os requisitos previstos para assumir o cargo.

Mesmo elogiando o parecer do representante do Ministério Público Especial, procurador-geral Marcílio Toscano da Franca, que inicialmente apontou a necessidade de nova documentação e sugeriu a rejeição do nome de Arthur, o relator entendeu que as exigências foram todas cumpridas, incluindo a questão da reputação ilibada.

“Com a devida vênia ao brilhante parecer do Ministério Público, me atrevo a divergir de suas conclusões”, disse Porto, antes de votar pela aprovação do nome do novo conselheiro.

Após o relator, votou o conselheiro Flávio Sátiro Fernandes, também pela aprovação, parabenizando o colega pela exposição feita. “O conselheiro Umberto Porto já esgotou tudo sobre o assunto. O indicado Arthur Cunha Lima preenche todos os requisitos exigidos”, garantiu o decano.

Em seguida, votaram o conselheiro Fábio Nogueira e o substituto de conselheiro Antonio Cláudio, na mesma linha. Antes de encerrar a sessão, o presidente Nominando Diniz fez questão de destacar a imparcialidade do relator, oriundo da Auditoria do TCE e sem qualquer vinculação política, e o posicionamento do Ministério Público.

“Tudo o que aconteceu teve como principal objetivo proteger o TCE como instituição. Somos o único Tribunal de Contas do país que aprecia a reputação dos candidatos a conselheiro. Isso é bom também para o novo conselheiro Arthur Cunha Lima que vai entrar para o Tribunal pela porta da frente e sem pedir favor a ninguém”, afirmou o presidente.

O Regimento Interno do TCE prevê um intervalo mínimo de 24 horas entre a aprovação do nome pelo Pleno e a posse, mas o novo conselheiro, a quem cabe marcar a data, não decidiu ainda quando será a solenidade.

Tags

Leia tudo sobre o tema e siga

MAIS LIDAS

Arthur Urso leva “esposas” para passear sem roupa íntima na orla de João Pessoa

Professores da UFPB desistem de candidatura e apoiam Terezinha e Mônica

Anteriores

joaobenedito (1)

TJ aprova criação de mais sete vagas de desembargador na PB

emersonpanta

TCE imputa débito de R$ 2 milhões a Emerson Panta por contratação de advogados

17113967826601d7aec1edd_1711396782_3x2_lg

Moraes diz que não há evidências de que Bolsonaro buscou asilo na Embaixada da Hungria

daniellabsb (2)

Daniella Ribeiro será relatora do PL que reformula o Perse para turismo e eventos

cejuuscararuna (1)

Núcleo de Solução de Conflitos do TJ inaugura Centro em Araruna nesta quinta-feira

amiditce (2)

Amidi e TCE discutem mecanismos de transparência na publicidade institucional

society (1)

João Pessoa sediará Torneio de Futebol Society dos Corretores de Imóveis

leobandeira

TCE-PB dá 30 dias para prefeito concluir creche em Lucena

jacksonemarcos (1)

Presidente do PT da PB explica presença na PH: “O evento era do PSB, não do PP”

UFPB-entrada-683x388

UFPB terá urnas em todos os centros de ensino nesta quinta; veja locais