Notícias de João Pessoa, paraíba, Brasil

TC vai defender permanência de Fernando Catão

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

O Tribunal de Contas do Estado aprovou proposta do conselheiro Arthur Cunha Lima “para adoção de todas as medidas judiciais cabíveis, visando assegurar e manter a legalidade e normalidade de sua composição”. Propôs o conselheiro que o TCE, por meio da Consultoria Jurídica, defenda-se “de ataques à sua formação regular, a exemplo do caso em que se busca, hoje, atingir o presidente Fernando Rodrigues Catão”.

“Nenhuma ilegalidade houve na indicação, nomeação e posse do conselheiro Fernando Catão, como assim comprova o que decidiu o Supremo Tribunal Federal nos autos da Reclamação 2.631”, comentou o conselheiro Arthur Cunha Lima. Referia-se ele à determinação do STF para que então fosse dado “andamento e posse do nome indicado pela Assembleia Legislativa para compor o Tribunal de Contas Estadual”.

Ao adiantar que não tinha conhecimento integral do processo movido para afastar o conselheiro Catão do quadro de membros do TCE, o conselheiro Arthur Cunha Lima revelou-se informado, porém, de dois enganos processuais: “Está dito nos autos que eu presidi a sessão em que a Assembleia Legislativa decidiu pela escolha agora judicialmente contestada, mas isso não representa a verdade”, assegurou. Outro equívoco, disse, está na informação que o dá como primo do conselheiro Catão.

Explicou que levava o assunto à sessão plenária de hoje diante de comentários na imprensa acerca de decisão judicial que teria reconhecido fato capaz de motivar o afastamento do conselheiro Catão dos quadros do TCE. “Não proponho a defesa da pessoa Fernando Rodrigues Catão, pois disso Sua Excelência saberá cuidar. Proponho, sim, a defesa institucional, a defesa da composição desta Corte”, ressaltou.

”E concluiu: “Posso afirmar perante qualquer juízo, ou Tribunal, que nenhuma irregularidade houve no processo de indicação, nomeação e posse deste conselheiro. E também afirmo isso com base em documentos vários, a exemplo da ata da sessão legislativa datada de 6 de maio de 2004, época em que, com muito orgulho, exerci mandato popular na Casa de Epitácio Pessoa”.

No momento em que o assunto era discutido, o decano do TCE Flávio Sátiro Fernandes conduziu a sessão plenária dado o impedimento do conselheiro Fernando Catão e em virtude, ainda, da ausência do vice- presidente Fábio Nogueira motivada por atraso do voo que o trazia de volta a João Pessoa.

Convocado para compor o quorum, o auditor Antonio Gomes Vieira Filho lembrou que fez parte do grupo de auditores do Tribunal contrários à escolha da Assembléia Legislativa, não porque ela houvesse contemplado o atual presidente Fernando Catão, “mas por entender que a vaga de conselheiro deveria ser preenchida por um nome da Auditoria”. Em seguida, votou, a exemplo de seus pares, pela aprovação da proposta do conselheiro Arthur Cunha Lima.

O decano Flávio Sátiro lamentou que o TCE, em nenhum momento, foi chamado a participar do referido processo judicial, apesar de haver executado o provimento do cargo em questão. Entendeu que a sentença, proferida por um juiz singular, “fere as prerrogativas e atribuições do Tribunal de Contas”. Em seguida, chamou a atenção para o voto do substituto Antonio Gomes. “Foi oportuna e importante a participação de um auditor na decisão que agora tomamos”, disse.

O conselheiro Arnóbio Viana considerou que o presidente Catão teria o dever de sair em defesa da instituição que hoje comanda, não fosse, ele próprio, vítima de um processo nascido de questões menores que preferia não comentar. A sessão plenária teve, ainda, as ausências dos conselheiros Umberto Porto (em gozo de férias) e Nominando Diniz, que representa a Corte paraibana no 2º Encontro dos TCs do Norte e Nordeste, em Belém do Pará.

Tags

Leia tudo sobre o tema e siga

MAIS LIDAS

Arthur Urso leva “esposas” para passear sem roupa íntima na orla de João Pessoa

Professores da UFPB desistem de candidatura e apoiam Terezinha e Mônica

Anteriores

foccotce (1)

TCE assume coordenação do Focco-PB e presidente destaca importância do fórum

pastedecarnecomacusar (1)

Deputados aprovam pastel de carne com açúcar como patrimônio imaterial da PB

vacinaferreira (1)

Vacinação contra dengue é suspensa na Capital até que Ministério da Saúde envie novas doses

Aguinaldo Ribeiro, fonte Câmara dos Deputados

Lula defende Aguinaldo como relator da regulamentação da reforma tributária

Cícero Lucena em Mangabeira

Cícero confirma licitação para construir ponte ligando Mangabeira ao Valentina

Herman Benjamin, stj

Paraibano Herman Benjamin é eleito novo presidente do STJ

Cigarros eletrônicos

Vigilância Sanitária determina apreensão de cigarros eletrônicos em todo Estado

João Azevêdo programa

Governo inclui no PPP-PB construção de estacionamento vertical na Epitácio com 1.500 vagas

Acidente próximo ao viaduto do Forrock

Motociclista sofre parada cardíaca após acidente e é reanimado pela PRF na BR-230

Jucélio Dantas é acusado de assassinar kaliane Medeiros

Caso Kaliane: ex-namorado é condenado a 30 anos por homicídio e feminicídio