O vereador Aristávora Santos, presidente municipal do PTB, está cobrando do governo municipal a revogação, urgente, do item do Decreto Legislativo nº 7.474 que trata de critérios para conceder bonificações aos agentes de trânsito (mais conhecidos como “amarelinhos”). Ele classifica “a medida como sendo muito polêmica, bastante perigosa e até prevê a possibilidade de ocorrer, nos próximos dias, um incidente no trânsito da cidade que poderá resultar numa tragédia, envolvendo esses servidores públicos municipal”.
Tavinho Santos, como é mais conhecido o vereador, informa que foi procurado na Câmara, nesta sexta-feira pela manhã, por um grupo de 10 agentes de trânsito. Ele conta que os servidores estão preocupados e temerosos com as reações, quase que corriqueiras e muitas vezes agressivas, da população em vários pontos da cidade por conta do decreto legislativo.
O parlamentar alerta que se esse dispositivo, que prevê no Decreto bonificação aos agentes de transito que mais expedirem multas, não for revogado pelo prefeito, o mais rápido possível, vai haver uma revolta por parte da população com precedentes incalculáveis. “O governo municipal precisa, num momento como esse, usar de bom senso, evitar o pior e reconhecer, ter a humildade, que essa medida precisa ser reavaliada”, acrescenta.
Tavinho revela, pelo que ouviu dos agentes de trânsito e pelo que vem acompanhando na cidade, que alguns “amarelinhos” já foram xingados, desrespeitados e agredidos verbalmente nas ruas por pessoas que estão revoltadas e inconformadas com a proposta da Prefeitura, através da recém criada Secretaria de Mobilidade Urbana (SEMOB), que substituiu a Superintendência de Transportes e Trânsito (STtrans-JP).
“Vamos trazer esse debate novamente a tona na sessão da Câmara na próxima terça-feira. O assunto é complexo e alguma providência tem que ser tomada, se não vamos ter, a qualquer momento, um confronto no trânsito”, ressalta.